Prefeitura Municipal de Cabedelo oferece tratamento gratuito de Acupuntura por fisioterapeuta com especialização na China


A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), através da Secretaria da Saúde (Sescab), dentro das especialidades oferecidas no Centro Municipal de Referência em Saúde Leonard Mozart – Anexo, passou a oferecer, de forma gratuita, o serviço de Acupuntura, que é regulamentado pela Federação Internacional de Acupuntura. O tratamento, oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), já existia anteriormente, porém suas instalações, bem como a frequência do serviço e a ampliação das técnicas aplicadas, foram completamente modificados na gestão atual.
A Acupuntura é um ramo da medicina tradicional chinesa e de acordo com a nova terminologia da Organização Mundial da Saúde (OMS), um método milenar de tratamento complementar, que consiste no diagnóstico e na aplicação de agulhas em pontos definidos do corpo, que dispensam a adoção de remédios.
De acordo com a diretora-geral do Anexo, Elisandra Chaves, cerca de 60 pacientes por semana já foram atendidos no Anexo somente neste período inicial. Cabedelo é um dos únicos municípios paraibanos a oferecer Acupuntura de forma gratuita à população.
"Essa técnica tem sido bastante procurada. As pessoas podem ser encaminhadas pelas Unidades de Saúde da Família (USFs) ou podem procurar diretamente o Anexo. Aqui, os atendimentos e as sessões ocorrem sempre às terças e quartas-feiras, das 8h00 às 17h00, e são destinado com muita eficiência a quaisquer cidadãos cabedelenses, usuários do SUS".
O profissional responsável pela aplicação da técnica oriental é o fisioterapeuta Arthur Souza, que já possui uma experiência de 8 anos atuando na área. Arthur é o único profissional da medicina paraibana que, atuando pelo SUS, concluiu sua especialização em Acupuntura e Massoterapia pela Federação Internacional de Acunpuntura, na Universidade de Pequim, na China. Segundo ele, a grande procura pela técnica se deve à cura de algumas patologias sem a necessidade da adoção de medicamentos, já que a Acupuntura libera processos químicos no organismo humano que substituem o tratamento convencional.
"Há uma importância muito grande na aplicação da Acupuntura, especialmente aqui para Cabedelo, porque melhora a qualidade de vida dos usuários que são atendidos. Eles passam a dormir, se alimentar e se exercitar bem melhor e sem dores, o que resulta em uma vida mais saudável. As sessões podem durar semanas, meses ou anos, tudo depende da patologia. E são direcionadas a todas as doenças", afirmou o acupunturista.
Ainda de acordo com Arthur, há uma demanda maior dos pacientes que sofrem de lombalgias, ciatalgias, artroses, mas também rinites e cefaléias. "O tratamento é indolor e não há contraindicação, apenas são tomados cuidados especiais com pacientes diabéticos, gestantes e hemofílicos", concluiu.
A funcionária pública Kátia do Nascimento está em sua segunda sessão de Acupuntura. Para ela, que procurou o tratamento por conta de dores na coluna, a técnica tem se mostrado bastante eficaz.
"Fui muito bem recebida pela direção, pelos funcionários e principalmente pelo acupunturista, que é um excelente profissional. Não dá medo porque são pessoas capacitadas. Eu procurei o serviço porque eu sentia muita dor na coluna e no joelho, até porque eu tenho artrite. E também sinto dores no tornozelo devido a um acidente de moto que eu sofri. Já na primeira sessão eu já senti o resultado. Na hora do procedimento dá um grande alívio, e ao fim da sessão, as dores diminuem bastante".
Outras especialidades - O Centro Municipal de Referência em Saúde Leonard Mozart - Anexo fica localizado na Rua Juarez Távora, s/nº (Antigo Hospital Geral de Cabedelo) e funciona de segunda a sexta, das 7h00 às 17h00.
Para ter acesso aos serviços de saúde oferecidos pelo Anexo é necessário o usuário ter sido encaminhado pelas USFs que ficam localizadas em cada bairro. As especialidades oferecidas pela Unidade são: atendimento de Pequenas Cirurgias, Cardiologia, Cirurgia Geral, Cirurgia Ginecológica, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Cirurgia Vascular, Clínica Médica/Hepatologia, Clínica Médica/Hematologia, Coloproctologia, Dermatologia, Endocrinologia, Endoscopia Digestiva, Gastroenterologia, Geriatria, Ginecologia, Mastologia, Obstetrícia, Obstetrícia de risco, Otorrinolaringologia, Pediatria, Pneumologia, Proctologia, Reumatologia, Risco Cirúrgico, Teste do olhinho, Testes rápidos (Hepatite B e C, Sífilis e HIV) e Urologia.
Fonte: Secom Cabedelo

0 comentários:

Messina Palmeira

©2011 Messina Palmeira - assessoria jornalística | Web Designer by Danniel Sousa