A IMPORTÂNCIA DO LIVRO CAIXA PARA PROFISSIONAIS LIBERAIS.

A IMPORTÂNCIA DO LIVRO CAIXA PARA PROFISSIONAIS LIBERAIS.

Profissionais liberais como Médicos, dentistas, fisioterapeutas, contadores dentre outros, que possuem com uma visão mais aberta e pretendem continuar inseridos num mercado cada vez mais competitivo, devem enfrentar sua atividade profissional de forma mais ampla e gerencial.  Fazer o livro caixa como construção de domínio gerencial e fiscal é fundamental para que a atividade profissional possa atingir e direcionar para a maximização dos lucros.
O livro caixa é o controle fiscal e financeiro onde são registradas mensalmente todas as receitas e despesas necessárias para a manutenção de sua atividade profissional liberal (prestação de serviços).
O livro caixa, quando bem elaborado pode ajudar também na tomada de decisões, uma vez que as receitas e despesas já tenham sida efetuadas e de uma base confiável.
Na visão tributária a escrituração das despesas serve como importante redutor dos valores a serem acertados com a Receita Federal no momento da entrega da Declaração do IRPF - Imposto de Renda de Pessoa Física. O livro caixa fiscal utilizado no período da elaboração do imposto de renda, basicamente, deve relacionar mensalmente o dinheiro gasto para o desempenho do serviço prestado e o dinheiro recebido pelo profissional. A Receita Federal exige que as despesas e gastos efetuados deverão estar devidamente escriturados no livro caixa e comprovados com documentação idônea, a qual será mantida em poder dos titulares dos serviços, á disposição da fiscalização, enquanto não ocorrer a decadência ou prescrição (cinco anos).
O livro caixa deve conter despesas como: pessoal (salário e encargos de funcionários/colaboradores como secretárias e auxiliares), prediais (aluguel, contas de energia, telefone, aluguel e condomínio) e outras que estejam ligadas diretamente com a prestação do serviço do profissional liberal, para o melhor desempenho.
Quando avaliamos sobre o ponto de vista de deduções na declaração de imposto de renda podemos perceber a importância do livro caixa. Sua importância é maior que a de despesas como educação, saúde e dependentes. Usando a nomenclatura aplicada na declaração de rendimentos, a base de cálculo do imposto é o valor do rendimento bruto “o que você recebeu” subtraído das deduções “o que você gastou” descritas acima e previstas em lei. A relação das despesas pode ser consultada no site da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br).

0 comentários:

Messina Palmeira

©2011 Messina Palmeira - assessoria jornalística | Web Designer by Danniel Sousa