Anny Luz - Terapeuta Holística

ATENÇÃO- Para os que gostam de astrologia, os signos foram postados no final dessa página, na ordem inversa. O signo de Áries, que é o primeiro do Zodíaco está no final da página, pois comecei as postagens no ano passado, bem no início do ano astrológico.             

ANÁLISE DOS SONHOS

"Um único sonho pode mudar uma vida". Freud


Todos nós sonhamos de um jeito ou de outro. Sonhos são manifestações inconscientes e, por isso mesmo, grande parte das pessoas, não só não lembra da maioria dos sonhos, como os próprios sonhos acabam se tornando repetições automáticas de situações do cotidiano, em vez da linguagem simbólica, como acontece quando o inconsciente está integrado ao ser consciente. Dessa forma, pode-se receber mensagens altamente significativas sobre si mesmo e sobre a própria vida.
O melhor recurso que conheço para ajudar a aflorar a lembrança das mensagens oníricas são os florais. A função do floral é justamente atuar no inconsciente e na ampliação da Consciência Superior.
Sempre que alguém estiver tomando florais, com a intenção de tornar-se uma pessoa mais equilibrada, evoluída e centrada ao seu Eixo Divino, deve ter um caderno à cabeceira da cama, para anotar seus sonhos e meditar sobre eles.
A interpretação de um sonho é uma tarefa interessantíssima, é como juntar as peças de um grande quebra-cabeças. Quando começamos a montar essas peças e elas começam a fazer sentido, a pessoa abre os olhos para uma nova realidade e uma nova visão de si mesma e do mundo que a cerca.
À partir daí, pode-se alcançar um ajuste emocional mais harmonioso, que faz toda a diferença na vida.
Um exemplo disso são os sonhos recorrentes. Sonhos que se repetem, às vezes ao longo de uma vida, sem que se tenha plena consciência do seu significado. Esse tipo de sonho indica uma resistência em admitir o entendimento de alguma situação na vida, que a pessoa pode estar negando, por medo de enxergar.
Ao longo de muitos anos de trabalho, tenho acompanhado dezenas de casos, que me encantam e me surpreendem a cada dia. Muitos desses casos são relatados nos meus dois últimos livros, como exemplos do acompanhamento de muitas buscas internas bem sucedidas.


Os sonhos trazem as chaves para muitos mistérios que se escondem no interior de cada um de nós.
--------------------------------------
    HOLISMO

A palavra holismo vem do grego “holos”, que significa todo, inteiro, completo. Esse termo representa um novo paradigma científico e filosófico, que ressurgiu, mais especificamente na década de 80, em resposta ao excesso de especializações em todas as áreas da ciência.  O abuso da divisão, que reduz o "todo", em partes separadas, tratando cada parte como se fosse isolada do conjunto deu origem ao movimento holístico.
O holismo na verdade, vem abalando os alicerces da ciência convencional questionando a postura de qualquer filosofia reducionista, que desconsidera as interações existentes entre tudo o que existe no universo.

O corpo humano contém os mesmo elementos que compõem o planeta Terra e o cosmos. Tais como, oxigênio, carbono, hidrogênio, nitrogênio, cálcio, fósforo, enxofre, potássio, sódio, cloro, magnésio,
ferro, zinco, cobre, flúor, bromo, selênio, iodo, manganês, vanádio, silício, arsênio, boro, níquel, cromo, molibdênio e cobalto.
"O Homem em harmonia vibra na mesma frequência do Universo."
 Com implicações profundas em quase todas as áreas do conhecimento humano, a filosofia holística vem questionando a visão fragmentada da ciência atual, principalmente no campo da saúde, onde as doenças, ainda hoje são encaradas como distúrbios localizados, ignorando-se o  equilíbrio energético do indivíduo na sua totalidade.
A maioria das pessoas atualmente, só tem acesso a esse tipo massificado de atendimento médico, que reduz o ser humano a um aglomerado de órgãos independentes entre si, visando à cura, através do uso de medicamentos, os quais, além dos conhecidos efeitos colaterais, agem somente sobre o corpo físico, curando não a causa da doença, mas sim removendo os sintomas e mascarando as doenças, pois sabemos que a maioria delas tem origem em conflitos mentais, emocionais e energéticos.
O movimento holístico, aparentemente tão recente, no entanto, tem origem na Antiguidade e na milenar sabedoria oriental, onde a visão do Todo já era respeitada e praticada em todas as áreas do conhecimento.  Práticas e técnicas orientais de harmonização energética têm chegado ao ocidente nas últimas décadas, mas somente há muito pouco tempo, começam a ser aceitas pela medicina convencional, e mesmo assim, com muitas restrições.

                     -----------------------------------------

                          TERAPIAS HOLÍSTICAS

                 
Com base nesse conceito, tem surgido cada vez mais no ocidente as chamadas terapias holísticas, que utilizam técnicas de terapias sutis e complementares de diversos tipos, com a finalidade de tratar o Homem por INTEIRO, sem fragmentar a sua integridade.
Infelizmente, ainda estamos um pouco longe do ideal, pois são terapias que requerem profissionais habilitados, com formação muito diversificada, que os planos de saúde não cobrem. Mas quanto maior for o número de pessoas conscientes dessa realidade, mais os planos de saúde se verão obrigados a disponibilizar esse tipo de terapia aos seus associados, como, aliás, já vem acontecendo.
Enquanto isso, os profissionais de saúde, de modo geral, já poderiam começar a abrir os horizontes, dedicando-se a ampliar seus conhecimentos, incluindo recursos naturais e técnicas de terapias sutis e complementares em seus tratamentos convencionais. Só em desenvolver uma visão holística sobre seus pacientes já estarão contribuindo de forma inestimável para a implementação desse novo paradigma em nossa cultura.



     --------------------------------------------------------------------- 
                                      FLORAIS-
                            Essências Vibracionais


As essências florais fazem parte da chamada medicina vibracional, que vem sendo estudada nas últimas décadas, como parte integrante do movimento holístico, o qual foi abordado no texto acima.
Atualmente existem muitos sistemas de florais no Brasil e em muitos lugares do mundo. Todos são bons e com tipos de energia diferentes. Particularmente, no entanto, tomo sempre como base os florais do sistema Bach. Muito embora eventualmente, também use florais de outros sistemas, de acordo com o que exige cada situação específica.
Partindo do princípio de que, não existem doenças e sim doentes, em 1934, o ilustre médico inglês, Dr Edward Bach, percebeu que ansiedades, temores, mágoas ou culpas, dissipam a vitalidade de qualquer pessoa, levando-a a sentir-se indisposta, inferiorizada ou depressiva. Nessas condições, o corpo perde a sua resistência natural às doenças e entra no estado ideal para tornar-se presa fácil de qualquer infecção ou outros tipos de enfermidade. Ampliando suas pesquisas o Dr Bach chegou à descoberta da energia das flores, como restauradora da harmonia física, mental e emocional.
Os florais não são prescritos para o corpo físico, e sim para o equilíbrio emocional e energético dos corpos sutis. Floral é remédio da alma.
Muitos confundem florais com aromaterapia, que utiliza óleos essenciais para estimular o olfato e promover equilíbrio e bem estar.
Florais são confundidos também com fitoterapia, que retira as substâncias químico/físicas das plantas para a cura de muitas doenças e atuam apenas no corpo físico, não estando isenta de efeitos colaterais.
Já na preparação dos florais não é extraída nenhuma substância química, mas é um método de captar a energia sutil de flores, arbustos ou árvores silvestres.
As farmácias de manipulação recebem as essências puras (stock), importadas diretamente do Center Bach, e as manipulam, nas dosagens e fórmulas prescritas pelos terapeutas.
Nenhum floral pode causar qualquer efeito colateral, dependência, ou dano de espécie alguma.
Desde 1976  a (OMS) Organização Mundial de Saúde,  admitiu que os florais podem ser administrados a crianças de todas as idade, animais ou plantas, sem qualquer tipo de risco.
Em que casos se pode procurar uma terapia floral?
Sempre que houver um estado emocional pertubardor para a própria pessoa ou para outros, tais como, irritabilidade, agressividade, ansiedade, tristeza, depressão, pânicos, fobias, ciúmes, mágoas, casos de perdas emocionais, como luto ou separação, trazendo transformações significativas na vida, entre muito outros.

Visite o blog,
http://www.numeroastrosflorais.blogspot.com/


                           ASTROLOGIA E NUMEROLOGIA

                    A NUMEROLOGIA DE PITÁGORAS
                                            Do Gênesis ao Apocalipse


“Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o Universo e Deus”.
Pitágoras
A numerologia foi estudada desde a antiga Cabala, mas sua origem remonta ao início dos tempos deste planeta. A Bíblia mostra a simbologia dos números, desde o Gênesis até o Apocalipse.

Devemos ao sábio Pitágoras, matemático, astrônomo, filósofo, músico e grande iniciado da Antiguidade, a utilização da numerologia como ciência, cujo estudo permite ao Homem o profundo conhecimento de si mesmo e das razões de sua vinda a este planeta.
A ciência dos números baseia-se na teoria de que o homem e sua vida são influenciados pela lei matemática das vibrações cósmicas. Essas vibrações estão contidas na escala dos números de um a nove e numa escala correspondente de planetas e de sons, formando a fascinante equação matemática da MÚSICA DAS ESFERAS.
Na ignorância que caracterizou a Idade Média,  esta ciência milenar —bem como a astrologia— foi desvirtuada e reduzida a simples jogos divinatórios de salão. Não havia interesse em estudos que  liberassem o homem e o ajudam a conhecer o próprio potencial.

Quem tiver interesse em numerologia, leia o meu livro: NUMEROLOGA, CARMA E TRANSFORMAÇÃO  Madras Editora, que pode ser adquirido nas livrarias ou no site da Editora.




Antes de iniciar a análise dos 12 signos vamos esclarecer essa polêmica do 13° signo:




13° SIGNO!!! DE NOVO ESSE ASSUNTO?!!!.. RELAXE! O SEU SIGNO CONTINUA O MESMO!
Entenda porquê:

 SIGNOS X CONSTELAÇÕES
Na antiguidade, no tempo em que o poderio de um reino podia ser medido pela eficiência dos seus astrólogos, que também eram astrônomos, as constelações e os signos, na época, ocupavam o mesmo espaço celeste.

Foi aí que se formou a crença popular de que signo e constelação são a mesma coisa.

Ao passar dos séculos e milênios, com o movimento da precessão dos equinócios, as constelações, que têm tamanhos diferentes, foram se afastando e ocupando espaços variados na esfera celeste, enquanto que os signos, permanecem fixos, nos mesmos espaços regulares de 30 graus, cada. Isso por serem convenções simbólicas, e aí está a grande diferença entre a astronomia e a astrologia.
Enquanto a Astrologia lida com o simbolismo dos signos, que visam compreender a natureza do comportamento humano, a Astronomia lida com a localização "física" dos astros no espaço, no caso, as constelações.
Ainda sobre a importância de se compreender a diferença entre astrologia e astronomia, um bom exemplo seria a neurologia e a psicanálise. Enquanto a psicanálise lida com o simbolismo do inconsciente, para tentar entender e tratar o comportamento humano a neurologia trata da fisiologia do cérebro, que estuda onde se localiza o quê.
A astrologia lida com referências simbólicas e não com classificações astronômicas de constelações. Uma coisa são os signos e outra as constelações. Portanto não existem 13 signos, continuam sendo 12. Ninguém mudará de signo.
Essa polêmica do 13º signo já tinha surgido há 16 anos atrás, e os astrólogos tinham esclarecido tudo junto à imprensa, pois o povo leigo fica confuso e com toda a razão. Acontece, que ressuscitar polêmicas sensacionalistas rende muito e estava demorando a aparecer alguém para desenterrar esse circo, pois isso dá ibop e vende bastante.
Astrologia e numerologia não são “crenças” religiosas ou seitas.  São ciências milenares, que guardam profundos conhecimentos sobre cada um de nós e a vida no planeta Terra. Quer as pessoas acreditem ou não.



------------------------------------------------------
Acompanhe as novidades do blog:

------------------------------------------------------
                             OS 12 SIGNOS DO ZODÍACO
Com o signo de Peixes, a seguir, estamos fechando o ciclo zodiacal. Peixes é o último dos 12 signos do zodíaco e Áries, que está no final da pág. é o primeiro. Foram colocados aqui, na ordem inversa.
  SIGNO DE PEIXES

O sol permanece no signo de Peixes, aproximadamente entre os dias 20/02 e 21/03.  Peixes pertence ao elemento água e tem como regente principal, o mitológico planeta Netuno, deus do mar e do reino psíquico.
Vale lembrar que a descrição a seguir, é válida também para os que tem a Lua ou o Ascendente em Peixes, sempre levando em conta, que nenhum tipo astrológico é puro.  Somos seres complexos e únicos, como nos mostra a mistura de características em nosso mapa natal. 
De acordo com as analogias da conhecida astróloga Liz Greene, o pisciano é uma criatura que vive debaixo d’água. Ele se move nas profundezas de um mundo que parece inatingível para quem é do tipo racional ou concreto.  Tudo é visto dobrado ou quadruplicado, nada é simples e claro. Qualquer pensamento ou ação tem milhares de associações que vibram no infinito. Peixes não conhece limites. Tudo é em excesso. Quem tem um aquário, com peixes tropicais, sabe o que significa se ausentar, deixar a comida de uma semana ali dentro e sair de férias. O peixinho vai simplesmente comer, comer e comer tudo o que encontrar até morrer. E como poderia haver senso de moderação numa criaturinha que vive num mundo tão mágico, cheio de encantamentos e mistérios!  Em compensação a sua imaginação também é ilimitada!  Einstein era pisciano e é um bom exemplo do que um intelecto brilhante pode produzir quando não é reprimido por convenções e dogmas.  Tudo é possível! Muitos dos grandes artistas, músicos, pintores e cineastas, tem o Sol, a Lua ou o Ascendente neste signo.
Piscianos são místicos por natureza e românticos incuráveis. Um simples carro, para eles, pode lembrar uma carruagem puxada por cavalos brancos A casa pode ser um castelo com fosso e ponte levadiça. A cama deve ser de preferência, redonda, giratória, com luzes coloridas, perfumes e estrelinhas no teto. À hora do amor deve ser regada a banhos de champanhe com morangos silvestres, etc.. Mas a compaixão e o amor impessoal também são virtudes indiscutíveis desses adoráveis peixinhos.  O perigo é quando enveredam para a posição de vítimas submissas e deixam de viver suas próprias vidas em função do problema de outras pessoas.

          SIGNO DE AQUÁRIO
O sol permanece no signo de Aquário, aproximadamente entre os dias 20/01 e 21/02.  Aquário, pertence ao elemento ar e seu regente principal é o planeta Urano, nada menos que o mitológico deus dos deuses do Olimpo.
Vale lembrar que a descrição a seguir, é válida também para os que tem a Lua ou o Ascendente em Aquário, sempre levando em conta, que nenhum tipo astrológico é puro.  Somos seres complexos e únicos, como nos mostra a mistura de características em nosso estudo natal.
O aquariano tem o maravilhoso dom da lógica.   Sabe discutir racionalmente e quase sempre com muito brilho.  Se você o desafia ou o ofende emocionalmente, ele não se abate.  Pode lidar com isto racional e analiticamente de forma magistral.
Muitos aquarianos são letrados no campo da psicologia. Podem dizer exatamente quais são os seus motivos, quais os do outro, porque você disse isto, porque ele disse aquilo e qual a solução para o problema.  O problema é que aí não cabe nenhuma emoção. Ele é capaz de dissecar a psique humana como se fosse uma máquina e tratá-la de forma mecânica como se não houvesse lugar para o acaso ou a imprecisão. Emoções são descartadas porque são imprecisas.
Na verdade esta postura significa que eles se assustam com os próprios sentimentos. Aquário é um verdadeiro signo de ar. Tudo o que pode ser entendido pela mente é seguro. O resto é relegado ao campo do imaginário ou emocional, portanto é temido, negado ou simplesmente ignorado.
O aquariano muitas vezes não entende a necessidade de um elogio, um galanteio ou uma demonstração de carinho. Tudo tem de ter uma razão lógica.  Ele pode amar profundamente, mas vai demonstrá-lo poucas vezes e nunca da maneira como todo mundo faz e que torna o romance tão gostoso!  Ele é capaz de dar a vida pela pessoa amada, sem perceber que tudo o que ela queria era um beijo, um abraço ou uma flor. 
Aquarianos vivem num mundo de fantasias utópicas e futuristas!  Cheios de idéias e ideais para construírem um mundo melhor, mas geralmente com sérias dificuldades em viverem a vida prática do aqui e agora. Podemos encontrá-los na maioria dos movimentos sociais e ecológicos, debatendo idéias acaloradas, que geralmente não levam a muitos resultados práticos. Enquanto isso, sua própria vida profissional, afetiva e financeira, está indo pelo ralo. Eles nem percebem que estão a ponto de perder o emprego, que sua companheira está de malas prontas para deixá-lo e que os credores fazem fila na sua porta.


SIGNO DE CAPRICÓRNIO
O sol permanece no signo de Capricórnio, aproximadamente entre os dias 21/12 e 20/01. Capricórnio, pertence ao elemento terra e seu regente é o planeta Saturno, o mitológico Titã, senhor do tempo, filho de Gaia, a deusa Terra.

Vale lembrar que a descrição a seguir, é válida também para quem tem a Lua ou o Ascendente em Capricórnio, sempre levando em conta, que nenhum tipo astrológico é puro. Somos seres complexos e únicos, como nos mostra a mistura de características em nosso estudo natal.

O bode capricorniano não é aquele que fica ruminando nos pastos. O cabrito que escala pacientemente a enorme montanha do sucesso e realização material tem também um lado quase sempre oculto, misterioso e diferente da sua natureza aparente.

Não é fácil chegar a conhecer um capricorniano. Desde a mais tenra idade ele aprende que é melhor deixar as outras crianças mostrarem as suas cartas primeiro, enquanto prudentemente mantém um ou dois curingas na manga. Aliás, prudência é desde cedo uma das suas palavras chave.

A vida dos capricornianos em geral se divide em duas partes bem distintas: A primeira, muitas vezes inclui uma infância restrita e enfadonha, cheia de deveres, responsabilidades e provações. Se não forem impostas pela vida ou pais limitadores, eles próprios se encarregam de se auto limitarem. Como se precisassem realmente vivenciar certas frustrações. Podem fazer isto tomando conta de pais ou parentes velhos e doentes, trabalhando em coisas que lhes desagradam ou envolvendo-se muito cedo num casamento que os limite por completo.

Seja qual for a natureza da frustração é como se ela fosse uma espécie de purificação, é que mesmo num grau muito profundo e inconsciente ele está se preparando e planejando o seu destino. Na segunda parte da vida, geralmente depois dos 30 anos, principalmente quando faz algum trabalho de conscientização interior, ele se liberta desta prisão auto imposta e então emerge o verdadeiro titã. A vontade férrea e a poderosa determinação, aliadas à metas definidas e minuciosamente planejadas, o levam com segurança ao topo da montanha do sucesso, quer material ou de qualquer outra área da vida à que se proponha. Relacionar-se afetivamente não é fácil para um capricórnio. Afinal, quem usa uma sólida armadura de proteção desde a mais tenra idade, não pode se desvencilhar dela assim tão fácil. Não que ele não seja capaz de amar ou se apaixonar, mas estes sentimentos ficarão sob o rigoroso controle capricorniano, com muito pouca chance de escaparem. Capricórnio tem um orgulho feroz e um medo horrível de se tornar fraco ou dependente.


SIGNO DE SAGITÁRIO
O sol permanece no signo de Sagitário, aproximadamente entre os dias 21/11 e 20/12. Sagitário, pertence ao elemento fogo e é regido pelo planeta Júpiter, o mitológico rei dos deuses do Olimpo.
Vale lembrar que a descrição a seguir, é válida também para quem tem a Lua ou o Ascendente em Sagitário, sempre levando em conta, que nenhum tipo astrológico é puro. Somos seres complexos e únicos, como nos mostra a mistura de características em nosso estudo natal.
O centauro é a misteriosa figura composta da mitologia grega – meio homem meio cavalo -. Está sempre disparando suas setas para um distante horizonte e em seguida galopando para persegui-las. A meta é na verdade, relativamente insignificante. A atitude fundamental inata em Sagitário é que a vida é uma aventura, uma viagem, uma busca incessante e o verdadeiro jogo da vida é fazer que essa viagem seja o mais interessante, variada, expansiva e informativa possível. A chegada não é o mais importante.
Não importa o tipo, o esporte é algo fundamental na vida de qualquer sagitariano, é quase como o ar que ele respira. Mesmo que tudo o que consiga fazer seja uma simples caminhada, ele não vai abrir mão deste direito. Mas os esportes radicais são com certeza, os mais fascinantes para este arqueiro. O sagitariano que contrariar essa tendência inata, pode ter sérios problemas de excesso de peso, pois compensará isso na comida.
Tédio é o grande inimigo desse extravagante e imperioso signo, e, creia-me, ele se entedia facilmente. Nem pense em dizer-lhe tudo o que se ganha com disciplina e esforço aplicado, ele não está nem um pouco interessado.
No amor, esta busca desenfreada por novidades e aventuras, pode ser um verdadeiro tormento para parceiros mais exclusivistas, de signos fixos, principalmente Touro e Escorpião.
Quem estiver envolvido com algum sagitariano desse tipo, em primeiro lugar, relaxe! As relações que ele estabelece, por esta necessidade de correr atrás de suas fantasias românticas, não significam nenhum compromisso para ele. Geralmente retorna ao lar, pois mesmo que não admita, é lá que está a sua verdadeira estabilidade emocional, que ele tanto precisa para a sua estrutura psicológica.
Mas quem ama realmente um sagitariano, não deve mostrar ciúmes, amargura ou ressentimento, se ele se sentir preso, nunca mais voltará! Se a situação extrapolar e você não estiver mais aguentando, deixe-o, se for preciso, mas sem lamentações, simplesmente vá embora. Uma boa sacudida pode fazê-lo retornar à razão.
Essa ilusória e fascinante criatura pode ser reconhecida por duas tendências bem marcantes: Gesticular e contar histórias muito engraçadas. O senso de humor é a marca registrada de Sagitário. Ele é a alegria das festas e dos ambientes onde vive.




 SIGNO DE ESCORPIÃO
O sol permanece no signo de Escorpião, aproximadamente entre os dias 21/10 e 20/11. Escorpião, pertence ao elemento água e seu regente principal é o misterioso planeta Plutão, o mitológico Hades, senhor da morte e dos reinos subterrâneos.
Vale lembrar que a descrição a seguir, é válida também para quem tem a Lua ou o Ascendente em Escorpião no seu mapa individual, sempre levando em conta, que nenhum tipo astrológico é puro. Somos seres complexos e únicos, como nos mostra a mistura de características em nosso estudo natal.
Escorpião é sem dúvida o mais desconcertante e talvez o mais incompreendido signo do zodíaco. Dizem que Escorpião pode ser reconhecido pela fixidez do seu olhar enigmático e penetrante, é o homem da visão de raios-X. É do tipo ama-me ou odeia-me
Mas de onde vem a fama deste misterioso signo? Acontece que Escorpião, com sua extrema percepção psíquica, têm conhecimento de um dos mais profundos e negados segredos da natureza humana: De que todos os seres carregam dentro de si um lado sombrio. E quem gosta de se ver a descoberto em seus segredos mais escondidos? Por isso as pessoas de Escorpião são frequentemente solitárias, embora tenham uma necessidade quase voraz de relacionamento.
Apesar destas dificuldades, Escorpião é profundamente sentimental como todo signo de água. É simpático, compassivo, facilmente magoável, sensível e suscetível aos sentimentos alheios.
O escorpiano, graças à sua enorme força de vontade, persistência e introspecção, pode vencer em qualquer coisa que se proponha a fazer. Ele é praticamente irrefreável quando decide empreender algo. Como signo de sentimento, se entrega de corpo, alma e coração na realização dos seus sonhos e projetos. Não sendo assim fica logo entediado. Mas quando está verdadeiramente interessado, põe todos os seus talentos e energia naquilo que faz. Montanhas se movem sem esforço desse jeito. Ele é capaz de cavar e explorar regiões que qualquer outro signo abandonaria correndo para ir a uma praia ou discoteca.
O escorpiano típico não é uma criatura coletiva. Ele normalmente não gosta de multidões, detesta festas barulhentas e prefere um pequeno círculo de amigos íntimos ou apenas um amante!
Outra fama que o escorpiano carrega e nem sempre faz jus, é a da famosa sensualidade fatal. Paixão, Escorpião possui em abundância. Mas a sensualidade pura mesmo é de Touro, não de Escorpião. A sexualidade para Escorpião é muitas vezes profundamente mística, emocional e afetiva. Para eles o sexo e o amor estão ligados ao intenso desejo de fusão espiritual. Tem mais a ver com a alma do que com o corpo.
Escorpião é o signo do zodíaco, em que a diferença entre os decanatos é mais perceptível. De modo geral os decanatos sempre representam diferentes níveis de evolução, mas Escorpião é o único signo em que essa diferença é tão significativa, que é representado por três figuras diferentes, uma para cada decanato.
O primeiro decanato (23/10 a 01/11) é representado pelo próprio escorpião, que destrói o outro ou se destrói, quando se vê acuado. O segundo decanato, (02/11 a 11/11) é representado pela águia, que, em determinada altura da vida, enfrenta o impasse: Ou se transforma totalmente ou morre. O terceiro decanato (12/11 a 21/11) é representado pela mitológica fênix, que consegue renascer das próprias cinzas.


                                    SIGNO DE LIBRA

O sol permanece no signo de Libra, aproximadamente entre os dias 21/09 e 20/10. Libra, pertence ao elemento ar e, assim como Touro, também é regido pelo planeta Vênus, a mitológica deusa do amor e da beleza.
Vale lembrar que a descrição a seguir, é válida também para quem tem a Lua ou o Ascendente em Libra, sempre levando em conta, que nenhum tipo astrológico é puro. Somos seres complexos e únicos, como nos mostra a mistura de características em nosso estudo natal.
Libra é o grande perfeccionista do zodíaco e não Virgem, como muitos já ouviram falar. Amor?... Ah! Sim, claro! Todo o libriano pensa muito em amor e relacionamento. Mas seu amor é teórico e idealista, não é especialmente caloroso, intenso e íntimo. Lembre-se que Libra é um signo de ar e a palavra chave para os signos de ar é “pensar” e não “sentir”.
Outras palavras essenciais no vocabulário de um libriano são: Justo e igual. O sentido de justiça e igualdade é tão acurado no libriano, que ele “fareja” uma injustiça à quilômetros de distância!

Na questão do relacionamento homem/mulher, o libriano é verdadeiramente esclarecido, pois entende tudo de igualdade, justiça e cortesia. Mas por isto mesmo, é aqui onde acontecem as piores desilusões. Achar um relacionamento em que cada parceiro doe exatamente o que tira, em que um não seja nem um pouco mais forte que o outro e um não ame um pouco mais do que o outro, é como encontrar um unicórnio! Acontece que o libriano também acredita em unicórnios e você pode vê-lo passando de um relacionamento para outro, de um emprego para outro, de um país para outro, acreditando, acreditando e acreditando que um dia, um certo dia, ele vai encontrar a companheira perfeita, a carreira perfeita, o ambiente perfeito onde nenhuma mediocridade, grosseria ou tragédia humana consigam chegar.

É claro que depois de atingir os 35 anos eles descobrem que o bem, a verdade e o belo não são propriamente as virtudes mais encontradas no mundo em que vivemos. Mas um libriano nunca deixará de ser um Dom Quixote da vida, tentando encontrar o ideal. A sua maior qualidade é que, como seu planeta regente é Vênus, eles tem o dom de criarem a graça, a harmonia e a classe nos ambientes que frequentam e nos lugares por onde passam.
Uma das palavras chave para Libra é diplomacia. O libriano sempre vai ouvir a opinião dos outros, vai concordar com eles, mas as coisas vão acontecer exatamente do jeito que ele quer. Em vez de dizer “faça”, como diria um ariano, o libriano se aproxima gentilmente, com um charmoso sorriso e lhe diz: “Sabe, eu estive pensando como seria bom para todos nós aqui, se fizéssemos isso e isso... o que você acha?... e aí você foi fisgado. Ele ainda vai conseguir lhe dar a impressão de que a idéia foi sua, e além de ficar feliz em realizá-la, você também vai achá-lo uma pessoa tão desprendida e generosa! Afinal quem é que se ofenderia com alguém tão gentil e que está sempre pedindo a sua opinião?
Este grande talento pode fazer parte de suas excelentes qualidades, ou se transformar no seu lado mais sombrio, depende de como for usado.





                                     SIGNO DE VIRGEM
O sol permanece no signo de Virgem, aproximadamente entre os dias 21/08 e 20/09.
O signo de Virgem, pertence ao elemento terra, representa o mito da grande mãe ou mãe terra e é regido pelo planeta Mercúrio.
Vale lembrar que a descrição a seguir, é válida também para quem tem a Lua ou o Ascendente em Virgem, sempre levando em conta, que ninguém é um tipo astrológico puro. Somos seres complexos e únicos, como nos mostra a mistura de características em nosso estudo natal.
Dificilmente o lado mais profundo de todos os signos, mas especialmente do signo de Virgem é abordado com mais propriedade do que pela consagrada astróloga e psicoterapeuta americana Liz Greene.
Todos os mitos são muito profundos e se fizermos um pequeno esforço para ver além do nosso próprio nariz, os virginianos deixarão de serem reduzidos apenas a bons datilógrafos ou bibliotecários irrepreensíveis.
Se observarmos nossos amigos, nossos amores e nossos filhos de Virgem, atarefadissimos, com suas dietas balanceadas, suas técnicas de auto desenvolvimento, seus novos métodos de construção ou o conserto do próprio carro quebrado, podemos perceber que todas as suas obsessões, compulsões e auto limitações, podem ser um forte impulso do mito profundo da deusa alimentadora da vida que está tentando vir à tona.
O desejo de servir é muito forte em Virgem. Eles precisam se sentirem úteis. O virginiano típico não é particularmente ambicioso. Falta-lhe o impulso necessário para querer atingir um objetivo. É raro ver alguém do signo de Virgem aspirar a posições de poder declarado. Na maioria das vezes, eles serão encontrados como consultores ou conselheiros de alguém, ingênuo o bastante para assentar-se no trono, sujeitando-se a tantos aborrecimentos, enquanto o virginiano, esperto como sempre, prefere esconder-se atrás do trono e manter-se fora da linha de fogo.
Existe um traço muito evidente neste signo, que é a obsessão. Além da ordem e limpeza do seu meio ambiente, virginianos são obsessivos também no controle das emoções. Isto significa nunca deixar transparecer sua fraqueza emocional. Seja naquele lado organizado, que coloca todas as camisas azuis do lado esquerdo do armário e tem uma crise histérica se alguém coloca uma verde naquele lugar, seja naquele que cerra os lábios com força, num desesperado desejo de não deixar transparecer nenhum ferimento emocional, as raízes são as mesmas.
Toda esta aparente dureza, frieza, modos rudes e até a sua famosa avareza, são maneiras de proteger a sua extrema sensibilidade.
O realismo de Virgem torna muito difícil um romance do tipo “amor à primeira vista”. Ele é muito observador e sensato para levar isto a sério. É muito capaz de colocar alguém porta a fora, só porque se sente atraído por esta pessoa e desconfia de tudo o que é repentino, incontrolável ou inexplicável.
Virgem leva muito tempo para descongelar seus sentimentos. Pode até se permitir enamorar-se, mas amar de verdade é algo que leva muito tempo e tem que ser carinhosamente alimentado. Sempre vai preferir uma relação segura a uma paixão arrebatadora.





SIGNO DE LEÃO

O sol permanece no signo de Leão, aproximadamente entre os dias 22/07 e 21/08. Leão pertence ao elemento fogo e seu regente é nada mais nada menos do que a nossa MAIOR E MAIS PODEROSA ESTRELA: O SOL!
Vale lembrar que a descrição a seguir, é válida também para os que tem a Lua ou o Ascendente em Leão, sempre levando em conta, que nenhum tipo astrológico é puro. Somos seres complexos e únicos, como nos mostra a mistura de características em nosso mapa natal.
De acordo com Liz Greene, esse é o tradicional retrato de Leão: Juba ao vento, irradiando confiança e luz solar, pronto para eclipsar qualquer adversário menos dotado! Grande amante da vida..., do seu próprio umbigo, e, principalmente do aplauso do público!
Esta aparente autoconfiança pode significar apenas que ele está tentando ser seguro de si, ser receptivo a tudo e a todos que o rodeiam, está tentando expressar sua criatividade e descobrir quem realmente é.
O leonino tende a encarar a vida sob um prisma que tem o charme e o romantismo da corte do rei Artur. É muito difícil convencê-lo de que a vida não é aquela história de sonhos e aventuras, onde os vilões e os heróis são sempre reconhecidos..., os vilões são muito maus e os heróis são absolutamente bons. O herói sempre ganha do vilão e a linda princesa salva, será eternamente grata e apaixonada!
Leão tem uma percepção em preto e branco da vida e não distingue bem a complexidade e as sutilezas da natureza humana. Para tristeza do leonino, os vilões e os heróis, às vezes se confundem em matizes acinzentados e as lindas princesas tem o mau hábito de criticá-los e não permanecerem sempre tão gratas nem tão encantadas com as suas façanhas! O que pode um pobre leãozinho fazer..., diante de tal realidade? Como os outros signos de fogo, Áries e Sagitário..., no plano da vida real, o leonino leva um choque atrás do outro! Assim não dá para ser feliz!
Sua tendência a se apegar ao ideal e a se enfurecer quando ele não se ajusta à realidade, é bem visível nos relacionamentos de Leão. Tanto no trabalho como no amor como na família ou com os amigos, ele é constantemente frustrado pela mesquinhez, pela ambigüidade, o ciúme e a grande maldade tão comuns na psique humana. Não que ele próprio não possua todas estas características, mas ele vai negá-las até o fim e sempre fará um enorme esforço para ser o mais honrado possível, pois este é o código de honra dos cavaleiros!
Tanto o homem como a mulher de Leão, tem muita dificuldade em dividir o palco, em qualquer área da sua vida. No afeto, é difícil se ajustar às necessidades e aos sentimentos de alguém, pois receiam que isto possa limitá-los e prejudicar a sua própria expressão criativa. E nada no mundo é mais importante para Leão do que o seu próprio mundo.
 


SIGNO DE CÂNCER
O sol permanece no signo de Câncer aproximadamente entre os dias 21/ 06 e 20/ 07. Câncer pertence ao elemento água e é regido pela Lua, a mitológica Deusa Mãe.
Sempre vale lembrar, que a descrição a seguir é válida não só para quem tem o Sol em Câncer, mas também para quem tem a Lua ou o Ascendente neste signo. Devemos levar em conta, que nenhum tipo astrológico é puro, somos seres complexos e únicos, como nos mostra a mistura de características em nosso estudo natal.
Câncer é tradicionalmente o signo da família. Isso não quer necessariamente dizer que todo o canceriano deseje ou deva ter uma família no sentido convencional. Eles não precisam ter laços de sangue, o importante é o sentimento de continuidade com o passado, bem como o aconchego de um lar.
A palavra MÃE, no entanto, resume muito sobre o mito de câncer e é algo bem complexo. Mãe não é só a mulher que o gerou, amamentou e o viu crescer, mas é principalmente um arquétipo... Mãe é ao mesmo tempo sagrada e profana! É o símbolo de uma experiência inata de vida, comum a todos nós. Mãe é a sua raiz, o seu passado! E aí está outra palavra chave para Câncer: Passado.
Como diz Liz Greene em seus livros, “O passado é muitas vezes mais real para Câncer do que o presente, pois ele já é conhecido e, portanto, seguro: “Não jogue fora esta velha garrafa de plástico, ela ainda pode ter utilidade!”E seja uma velha garrafa, um velho amante, uma velha casa, um velho pedaço de corda, uma velha recordação... fique com ela, diz Câncer. “Você nunca sabe quando vai precisar de novo”. Essa advertência é um paradigma, uma réplica em miniatura de uma realidade muito maior no universo deste signo.”
Câncer precisa sentir-se necessário, tem necessidade de amar, nutrir, acarinhar e fazer o papel de mãe, de uma maneira ou de outra, mesmo sendo homem.
Outra característica interessante dos cancerianos, seja homem ou mulher é o seu gosto pela cozinha. Adoram comer e cozinhar! Para eles é o lugar mais importante, não da casa mas do “lar”, que é como o canceriano precisa sentir o ambiente em que mora. São ótimos anfitriões e excelentes “gourmets”!
O caranguejo é um animal instintivo. É preciso observá-lo, se quisermos aprender algo a seu respeito. Por ex: Ele nunca vai direto ao que quer, principalmente se o seu interesse é por uma pessoa. Ele dá uma volta ao seu redor como se estivesse indo em outra direção.
 “Quem, eu? Interessado nisso? Não seja bobo! É a última coisa que poderia me interessar.”! Mas quando ele consegue agarrar a presa e a segura com suas possantes garras, você tem de literalmente matá-lo para que ele a solte.


GÊMEOS
O sol permanece no signo de Gêmeos aproximadamente entre os dias 21/ 05 e 20/ 06. Gêmeos pertence ao elemento ar e é regido pelo planeta Mercúrio, o mitológico mensageiro dos deuses do Olimpo.
Sempre vale lembrar, que a descrição a seguir é válida não só para quem tem o Sol em Gêmeos, mas também para quem tem a Lua ou o Ascendente neste signo. Devemos levar em conta, que nenhum tipo astrológico é puro, somos seres complexos e únicos, como nos mostra a mistura de características em nosso estudo individual natal.
O signo de Gêmeos é um dos mais fáceis de serem identificados. Geminianos em geral falam um bocado e se pode observar facilmente o seu charme urbano, espirituoso e cosmopolita em qualquer reunião social. São reconhecidos por nunca se encontrarem no mesmo lugar em que alguém os deixou.
Imprevisível é uma palavra que assenta muito bem aos geminianos típicos. Mutáveis como o mercúrio, adoram disfarces, máscaras e fantasias, por isso o Carnaval, geralmente é uma de suas festas favoritas. São fascinados por tudo e se aborrecem com a mesma facilidade. Interessam-se por muitos assuntos, mas são realmente capacitados em muito poucos, pois para eles o mundo é vasto e há muito o que aprender fazer e dizer para se ficar perdendo tempo mergulhando nas profundezas e deixando passar todas as outras oportunidades interessantes.
É claro que existem os geminianos que são versados em algum estudo, arte ou profissão, mas mesmo estes, precisam achar diversidade e versatilidade naquilo em que se ocupam. E embora tenham tendência a uma certa superficialidade, a mente geminiana é muito capaz de pensar profundamente e ter concentração, quando isto se fizer necessário. O campo das idéias é o seu local preferido. O que eles buscam na realidade, é um largo e abrangente espectro de conhecimentos, que só pode ser adquirido fazendo uma parada em cada porto.
Existem geminianos, tanto homens como mulheres, que serão sempre crianças, no melhor e no pior sentido da palavra. Segundo Liz Greene, são as eternas borboletas, lindas, coloridas, deliciosas e tão substanciais como um sorvete.
Quem quiser se relacionar com este tipo extremo de geminiano, que nunca entra em acordo com seu outro gêmeo, pode se divertir muito, mas mantenha os olhos bem abertos. Quando o geminiano está perdido no seu lado criança divina ele é maravilhoso, mas também pode ser um perfeito parasita com relação ao dinheiro e ao tempo dos outros. Ele toma tudo por seu, como se tivesse sido investido deste privilégio. Lembre-se de que Zeus, seu pai, deu-lhe a imortalidade.
Se houvesse um geminiano puro, também poderia ser comparado à cigarra, da fábula infantil, que só aproveita o lado bom da vida enquanto a formiga trabalha.
Mas a grande dificuldade de Gêmeos tem uma só raiz: A dualidade, o problema dos opostos, e isso dificulta qualquer compromisso sério.



TOURO
O sol permanece no signo de Touro, aproximadamente entre os dias 21/04 e 20/05. Touro pertence ao elemento terra e é regido pelo planeta Vênus, a mitológica deusa do amor e da beleza.  Sempre vale lembrar, que a descrição a seguir é válida não só para quem tem o Sol em Touro, mas também para quem tem a Lua ou o Ascendente neste signo. Devemos levar em conta, que nenhum tipo astrológico é puro, somos seres complexos e únicos, como nos mostra a mistura de características em nosso estudo natal. 

O sol permanece no signo de Touro, aproximadamente entre os dias 21/04 e 20/05.  Touro pertence ao elemento terra e é regido pelo planeta Vênus, a mitológica deusa do amor e da beleza.
A conhecida astróloga americana Liz Greene,  faz analogias interessantes em seus livros e gosto de repassar algumas, nas análises dos signos, diz ela:  “O touro Ferdinando da famosa história infantil, é uma criatura adorável. Seu divertimento preferido é ficar aspirando o perfume das flores, ouvindo o canto dos pássaros e desfrutando a brisa do verão. Nosso Ferdinando não faz grande coisa, contenta-se com pouco e está à vontade em seu pasto. Mas chega um dia...em que acontece sentar-se numa flor com uma abelha, e então...já se pode imaginar o resto. Este personagem é um perfeito taurino. O prazer de estar no campo, sentindo o cheiro das flores... mas sempre há uma maldita (ou bendita) abelha, que vai fazer com que ele tenha que se mexer.”
Na realidade, a abelha do taurino, que faz com que ele se mexa, é a sua necessidade de segurança, conforto material e estabilidade financeira. Assim como os outros signos de terra, Capricórnio e Virgem, o taurino precisa de segurança financeira para ser feliz e precisa também que essa segurança seja sólida, palpável e imutável, como jóias, imóveis ou carros antigos. Riquezas abstratas como investimentos, ou de natureza incorpórea, como cultura, conhecimento, autoconhecimento, amigos e outras menos tangíveis, não são verdadeiras riquezas para Touro.  Segurança para ele é aquilo que se pode pegar, confiar..., o que é concreto, tangível, não muda, nem desaparece... (será?)... Nada nesse mundo é verdadeiramente seguro, confiável e imutável, mas, a não ser que o taurino tenha influência de algum signo de água, que consegue ver além das aparências físicas, jamais conseguirá ver as coisas por esse ângulo.
Os negócios também devem ser sólidos e confiáveis. Se um negócio for seguro para Touro e ele não tiver nenhum signo de fogo em seu mapa astral, não  fará  nenhuma questão de aparecer à luz dos refletores, pode ficar bem feliz em permanecer atrás dos bastidores, pois sabe que os louros da vitória não servem para comer nem para tapar as goteiras do telhado.
Touro é um signo extremamente físico. Tem uma natureza fortemente sensual e apaixonada.  Este não é um signo para ascetas, a menos  que se queira um fanático religioso.
A maneira de manter um taurino num relacionamento, não é brincar de sexo um dia sim outro não, ele certamente vai procurar alguém mais acessível. Para quem gosta de uma sensualidade ardente, esse é o signo ideal.  Taurinos são fascinados pelos indivíduos de fogo. (infelizmente os menos confiáveis do Zodíaco, em termos de constância, que Touro tanto precisa)  Mesmo assim, eles amam o brilho, o sucesso, a ostentação e a imprevisibilidade dessas fogosas criaturas.
Sendo regido por Vênus, Touro ama o belo e gosta de romance. Mas não aquele romance elegante de Libra, ou levemente nebuloso como Peixes ou ainda intenso e profundo como escorpião. É aquele romance bem convencional, à moda antiga, com anéis de noivado, brancos vestidos de noiva e vários andares de bolo com casal de noivinhos em cima. Isto é a representação concreta dos seus sentimentos.
Touro é extremamente gentil, carinhoso, afetuoso e precisa da expressão tátil do amor, mas é realmente muito possessivo. Touro possui e... , assim como os quadros dos grandes mestres, as antiguidades valiosas e  os antigos livros raros,  você  é  dele  e  acabou.  Ele vai demonstrar isto em público, através de gestos que indicam quem é o proprietário.
Essa atitude vale tanto para os homens como para as mulheres de Touro.




                                     ÁRIES- Ano Novo Cósmico
A entrada do sol em Áries é comemorada pelos astrólogos e outras correntes esotéricas como o ano novo cósmico ou astrológico, pois o horóscopo padrão do sistema astrológico começa neste signo. 
Astrológica e astronomicamente, Áries é o primeiro arco de trinta graus, ou signo, que começa no ponto do Equinócio de Primavera. Áries simboliza a semente que brota, a energia vigorosa que existe em todos os inícios. Todo o ano, em torno de 20 de março, os astrólogos calculam um mapa astral para esse momento especial, e a partir desse mapa é que são feitos os prognósticos para o ano astrológico que está se iniciando.


SIGNO DE ÁRIES
Características dos arianos-
Áries é regido pelo planeta Marte, o mitológico deus da guerra, e pertence ao elemento fogo. Vale lembrar, que a descrição à seguir, é válida também para  quem tem a Lua ou o Ascendente em Áries, sempre levando em conta, que ninguém é um tipo astrológico é puro. Somos seres complexos e únicos, como nos mostra a mistura de características em nosso estudo natal. 
De acordo com a conceituada astróloga norte americana Liz Greene, podemos começar analisando Áries a partir da sua obstinação. Dê-lhe uma missão, uma causa, uma batalha em que possa trucidar o inimigo, ou um mal a ser combatido e eis que surge a velha armadura, limpa e polida, sempre pronta para qualquer emergência. O ariano é um cavaleiro andante de brilhante armadura, que está sempre pronto a partir numa cruzada.
No entanto, como todos os signos de fogo, o ariano tem dificuldades e alguns são muito desajeitados nas situações concretas do dia a dia., tais como comida, dinheiro, impostos, etc... Quando podem são protegidos por um exercito de secretárias, agentes, e empregados.  Assim parecem ser modelos de eficiência, quando na verdade, se deixados sozinhos, fariam uma bagunça infernal do seu mundo cotidiano e material. Pois afinal ele é um ser muito especial. É um cavaleiro. E cavaleiros não ficam polindo suas armaduras nem dando de comer a seus cavalos.
Alguns até se arranjam bem neste mundo real (depende do restante da carta natal) mesmo assim, no fundo conhecem essas suas limitações.
Para Áries tudo é possível... (e nós sabemos que nem tudo é possível), mas ninguém pode dizer isto a um ariano.  Ele vai achar que você é um covarde sem imaginação, um medroso, um fraco e vai querer provar que pode ser feito. Vai meter-se em muita encrenca, infernizar a vida de meio mundo, ganhar a parada e ainda conseguir o impossível! Tudo ao mesmo tempo!...Haja fôlego!
Mas a par disto, ele pode ser também bastante sofisticado intelectualmente. Alguns dos mais cultos, brilhantes e bem informados homens públicos e grandes pensadores são arianos. Mas no fundo da alma ele ainda procura a Ordem dos Cavaleiros da Távola Redonda, para que possa ser declarado um real e fiel escudeiro a serviço da honra!  Áries se portará sempre honradamente, seja com um amigo, seja com um inimigo; Será generoso e leal para os amigos e ainda que fulminantemente desdenhoso, nunca será mesquinho com o inimigo.


 
Fontes de pesquisa: Arroyo, Stephen- “Relacionamentos e Ciclos da vida”         - Ed. PensamentoGreene, Liz – Relacionamentos – Ed Cultrix

Acompanhe as novidades no blog
http://www.numeroastrosflorais.blogspot.com/                         

Messina Palmeira

©2011 Messina Palmeira - assessoria jornalística | Web Designer by Danniel Sousa