Sebrae promove inovação, conhecimento e orientação durante RoboCup 2014


Maior evento de robótica do mundo começa no próximo sábado (19) e vai reunir mais de 4 mil engenheiros e cientistas de cerca de 45 países

No próximo sábado (19), João Pessoa será palco da RoboCup 2014 - Copa Mundial de Robótica e Inteligência Artificial, maior evento de robótica do mundo, que vai reunir mais de 4 mil engenheiros e cientistas de cerca de 45 países. O evento tem como proposta o estudo e desenvolvimento da Inteligência Artificial (IA) e da Robótica, fornecendo desafios e problemas onde várias  tecnologias e metodologias se podem combinar para obter os melhores resultados. A RoboCup será realizada no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima, até o dia 25 de julho.

Para estimular que empreendedores de pequenos negócios fiquem atentos às tendências, oportunidades e inovações deste mercado, o Sebrae Paraíba é um dos grandes parceiros do evento.  Em um estande de 100m², serão realizadas ações de inovação, conhecimento, orientação, além de palestras no auditório master nas temáticas empreendedorismo, modelagem de negócios Canvas e investimentos para startups.

De acordo com a gerente da Unidade de Tecnologia e Informação do Sebrae do Sebrae Paraíba, Jailma Araújo dos Santos, o Sebrae entende a importância estratégica da RoboCup para o Estado e vai fornecer conhecimento  e estratégias para estimular os empresários do setor de tecnologia a atuar no mercado de maneira competitiva e inovadora.

No auditório máster do evento, o Sebrae Paraíba vai promover três palestras com capacidade para 800 pessoas. A primeira será na segunda-feira (21), das 15h30 às 16h30, sobre “Empreendedorismo e Inovação – Rompendo Limites”, com Waldolírio Júnior. Na terça-feira (22), é a vez da palestra “Modelagem de Negócios com Business Model Canvas”,  com o consultor Ary D´Lima, também das 15h30 às 16h30. Já na quinta-feira (24), o palestrante Leonardo Mendes vai  falar sobre “Show me the Money: como conseguir dinheiro para sua Startup”, das 15h30 às 16h30.

Na “Arena do Conhecimento”, no Stand do Sebrae, também serão promovidas palestras, com vagas para até 40 pessoas.  Na segunda-feira (21), o palestrante Armando de Oliveira Mendes Neto, pesquisador em Propriedade Industrial  do INPI, vai abordar a “Inovação e Propriedade Industrial”, das 10h às 11h30. À tarde, das 16h às 17h30, o CEO da Glocal Arts, Vinnie Oliveira,   conversará sobre  “Os cem primeiros dias de uma Startup”.

Já na terça-feira (22), Waldolírio Júnior, vai proferir a palestra “Transformando Sonhos em Negócios de Sucesso”, das  10h às 11h30 e das 16h às 17h30. Na quarta-feira (23), das 10h às 11h30, haverá a apresentação sobre o jogo Desafio Empreendedor Universitário. À tarde, 16h às 17h30, será a vez da palestra “Oportunidades de negócios em robótica”, com o analista do Sebrae Nacional, Agnaldo de Almeida Dantas.

Na quinta-feira (24), das 10h às 11h30, será realizada mais uma vez a palestra “Modelagem de Negócios com Business Model Canvas”, com o consultor Ary D´Lima. Já à tarde, das 16h às 17h30, haverá a palestra sobre “Inovação e Propriedade Industrial”, com o pesquisador em Propriedade Industrial  do INPI, Armando de Oliveira Mendes Neto.

Os interessados em participar das palestras que serão promovidas pelo Sebrae durante a RoboCup 2014 deve se inscrever gratuitamente no site www.sebraepb.com.br/robocup.

Sobre a RoboCup 2014
A primeira RoboCup foi realizada em Nagoya, no Japão, em 1997, logo depois do “mais espetacular evento de xadrez da história”, quando o campeão mundial, o imbatível Garry Kasparov, foi derrotado,  numa revanche, pelo supercomputador da IBM, o Deep Blue. Desde então, anualmente, grandes pesquisadores do mundo e os melhores computadores se reúnem num grande desafio de Inteligência Artificial.

A RoboCup acontece em um país diferente a cada ano. Quando há Copa do Mundo, a competição é realizada, preferencialmente, no país sede do evento da FIFA. E, nesta edição, a RoboCup 2014, mais uma vez, promete: será a primeira vez que o evento será realizado no Brasil e na América do Sul. O local escolhido é o recém-inaugurado Centro de Convenções “Poeta Ronaldo Cunha Lima”, cujos 48 mil m² serão ocupados por campos, arquibancadas, área de exposição com estandes e diversas atrações gratuitas e abertas ao público, uma vez que um dos objetivos desse grande evento é divulgar e estimular a produção científica.

A RoboCup 2014 é um evento oficial do Ministério do Esporte, co-realizada pelo Governo do Estado de Paraíba e organizada pela Sociedade Brasileira de Computação em conjunto com dezenas de universidades do país.

Futebol de robôs  -  Durante seis dias, robôs totalmente independentes e livres de controles remotos disputarão um campeonato de futebol, em times representados por universidades selecionadas de 45 países. Os robôs devem obedecer às mesmas regras de um jogo de futebol convencional, com dois tempos, chutes, marcação de gols, de faltas e até cobrança de lateral – um grande desafio técnico.

Os jogos serão observados por um juiz humano, muitas vezes com o auxílio de um juiz robô. A competição de futebol é dividida em cinco categorias principais, além de subcategorias. A equipe vencedora da categoria humanoide AdultSize ficará, durante um ano, com a taça Louis Vuitton, esculpida em cristal e desenhada especialmente para a RoboCup.

Programação  - Além das disputas futebolísticas, haverá também competições interessantes em outras categorias. Na categoria “Rescue”, serão apresentados robôs projetados para substituir humanos em arriscadas situações de resgate. No acidente nuclear de Fukushima, ocorrido em março 2011, por exemplo, foram utilizados robôs desenvolvidos na RoboCup.

Outra categoria é @Home, em que os robôs desempenham atividades domésticas com a finalidade de ajudar pessoas com dificuldades motoras, como idosos e deficientes. Há, ainda, uma modalidade industrial, voltada para tarefas logísticas. E, na categoria RoboCupJunior, alunos do ensino fundamental e médio de todo o mundo criam robôs inteligentes que dançam, jogam futebol e até trabalham em tarefas de resgate. Na categoria de resgate, os representantes brasileiros são os vencedores da Olimpíada Brasileira de Robótica, apoiada pelo MCTI/CNPq/SECIS/MEC/CA PES/FNDE. Mais informações: http://www.robocup2014.org/

UNIDADE DE COMUNICAÇÃO E MARKETING
SEBRAE PARAÍBA

Telefone: (83) 2108-1215/1126/1218
E-mail: comunicacao@sebraepb.com.br
Twitter: twitter.com/sebraepb
Facebook: http://www.facebook.com/SebraeParaiba

Gerente: Renata Câmara (9981-0638)
Coordenador de Imprensa: Fernando Ivo (9988-6543)
Assessoria de Imprensa:
Luciana Oliveira (8831-1556) e Kaylle Vieira (8815-7887) - João Pessoa
Valdívia Costa (8770-9484) - Campina Grande

0 comentários:

Messina Palmeira

©2011 Messina Palmeira - assessoria jornalística | Web Designer by Danniel Sousa