Os Fulano convida Lucas Carvalho, Abrad’ Os Zóio e Os Gonzaga para festejarem no Luz de Candeeiro


Um dos grupos que vem se destacando pelo seu genuíno forró parahyba, Os Fulano promove o ‘Bota-fora Itaúnas’, com o intuito de juntar a galera, arrastar a chinela e angariar recursos para a viagem do grupo a Itaúnas, no Espírito Santo, onde participará do FENFIT no dia 22/07, representando o nosso Estado e, mesmo assim, não conta com nenhum apoio governamental ou institucional. Esse evento acontecerá nesta próxima sexta, dia 11/07, a partir das 21h, no Ateliê Multicultural Elioenai Gomes, dentro do projeto Luz de Candeeiro, que difunde os valores culturais de nossa região no que tange a esse segmento, e contará com as participações especiais do instrumentista Lucas Carvalho e as bandas Abrad’ Os Zóio e Os Gonzagas. Os amantes do forró pé-de-serra podem se preparar para arrastar a chinela nessa casa que tem atividade cultural o ano inteiro e sempre abraçou a causa da “Fulanada” – como é carinhosamente chamado pelos simpatizantes do forrobodó parahyba -, e disponibiliza os ingressos na bilheteria do evento ao preço único de R$ 10 (dez reais).
Os Fulano foram uma das 8 bandas selecionadas pelo Festival Nordeste Sim Sinhô de Forró Pé-de-serra, promovido pelo programa Nordeste Sim Sinhô, da TV UFPB, e na eliminatória final o forrobodó parahyba garantiu o 2º lugar, conquistando assim a vaga para representar a Paraíba no FENFIT, o Festival Nacional de Forró Itaúnas, que acontece de 20 a 22 de julho, no Espírito Santo, e é considerado o maior festival de música de forró. Os Fulano concorrerá durante o festival com a música Véio Chico Capitão, e dividirá a cena ainda com o Forró Caçuá (João Pessoa-PB) e Laerson Alves e Chamego do Nordeste (João Pessoa-PB), os outros representantes da nossa região.

Os Fulano
O grupo Os Fulano teve início na cidade de Santa Rita - PB, em 2009. Criados e encantados pela cultura popular nordestina, ao espetáculo da sanfona, zabumba e triângulo, os irmãos Lucas Dan, Lavínia Maria e Thiago Melo decidem levar o forró e as brincadeiras do terreiro de festa da casa do avô ao palco da vida.
Na história construída com forrobodó, ciranda e côco, enfeitados com as cores dos folguedos populares, o grupo encontra elementos de verdade e essência.        Trazendo à tona a figura do brincante, poeta e tocador dos bailes, o fulano é a representação da imagem de uma tradição que revela beleza na identidade coletiva, com espírito de folia viva e estampada.
Do terreiro ao palco, o grupo desenvolve sua arte difundindo e celebrando a música paraibana que não tem idade. Seus festejos são sempre ricos de alegria e poesia, que toca e convida o povo pra dançar. Desde 2011, em sua nova formação, o grupo é composto por Lucas Dan (voz e acordeon), Thiago Melo (voz e zabumba) e Betinho Lucena (voz, triângulo e efeitos). Em 2014, com alegria, o grupo recebe o cavaquinho, cheio de muito samba e chorinho, de Jader Finamore (cavaquinho e voz).


Lucas Carvalho

Iniciou os estudos de música aos 12 anos. Em 2006 ingressou na Escola de Música Anthenor Navarro, optando pelo Saxofone. Logo, começa a compor suas primeiras canções, passando a estudar sozinho o instrumento, tendo esporádicas aulas particulares. No ano de 2010, ingressa no IFPB no curso técnico em Instrumento Musical em Acordeom, tendo aulas com Angélica Lacerda. Entre 2011 e 2012 fez parte da banda As Bastianas, liderada por Angélica Lacerda e Regina Negreiros.
Atualmente, participa de vários projetos musicais, como a Orquestra de Cordas IFPB, sendo solista, Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste, além de acompanhar vários artistas da Paraíba. Integra a Classe de Acordeom da UFPB, com orientação do professor Helinho Medeiros.
Além disso, em sua trajetória profissional, já participou de masterclass com importantes nomes do acordeom mundial, como Mirco Patarini (ITA), Antônio Spaccarotella (ITA), Severo (RJ), Dominguinhos (PE), Camarão (PE), Beto Hortiz (PE) e Mahatma Costa (PE).


Abrad’ Os Zóio
A ADZ nasceu em 2011, de uma forma um tanto que despretensiosa, e foi agregando aos poucos os seus componentes, até alcançar sua atual formação - Yuri Carvalho, Relações Públicas por formação e atuante na música desde a juventude, por meio do Coral Paraibano Voz Ativa (vocal), Pedro Medeiros, licenciado em Música e educador multi-instrumentista (Direção musical e guitarrista), Iradi Luna e George Glauber, ambos mestre em música e educadores musical (baixo e bateria, respectivamente) e Lucas Dan, bacharel em música e especialista em acordeom (teclado, percussão e sanfona).
Tem enquanto proposta levar o Funk-Rock-Oxente, uma mistura de ritmos num caldeirão efervescente, para todos os povos, disseminando assim, a diversidade cultural. Um som feito em louvor à cultura e às raízes paraibanas para o grande público, enaltecendo os nossos signos culturais, o nosso coco de roda, as nossas figuras sociais que fomentam a cultura do Estado, assim como unir o melhor do Rock, Funk, com a música regional, o Baião, o Maracatu, o Samba-groove e as várias nuances da grande MPB, que na visão da banda recebe um novo significado, sendo assim, a Música Paraibana Bacana. Como principais influências sonoras e poéticas, a banda leva na bagagem trabalhos de artistas como Djavan, Lenine, Tim Maia, Chico Science, Cátia de França, Vital Farias, Chico César, Pedro Osmar e diversos artistas paraibanos.
“A ADZ surgiu da necessidade de se fazer música com uma identificação pessoal dos integrantes, que buscou nas raízes intimistas, um encontro entre o trabalho e o prazer”, afirma o vocalista, Yuri Carvalho.


Os Gonzagas 

Dois irmãos, um primo e quatro amigos que se juntaram para fazer aquele bom forró que embalou a infância dos garotos, mas de um jeito todo especial. Com uma pegada jovem, mas sem deixar de lado a essência da música nordestina - é assim que os sete músicos dão vida à banda Os Gonzagas. 
O grupo une o que há de mais expressivo do forró pé-de-serra, com o melhor da música popular que valoriza a cultura regional e outros ritmos que ultrapassam a cultura nordestina. Os irmãos Yuri Gonzaga e Gonzaguinha comandam a sanfona e guitarra, respectivamente. O primo Daniel Costa é o zabumbeiro. A segunda sanfona fica por conta de Carlos Henrique. Hugo Leonardo toca o contrabaixo. Caio Bruno detona na bateria. Felipe Alcântara, nos vocais e triângulo, fechando assim com carisma uma formação de músicos com forró correndo nas veias, no nome e no coração.
Os pessoenses têm entre 21 e 30 anos, mas são também filhos de Itaporanga, berço de grandes talentos musicais. Estrearam nos palcos em 2007 e desde então não pararam mais. Tem enquanto missão tocar para o povo, em especial, para o público jovem a sua própria cultura.
Recentemente, Os Gonzagas foram os campeões do 13ª Festival Nacional Forró de Itaúnas (Fenfit), no Espírito Santo, onde também conquistaram o troféu de melhor letra, com a música Ah, Se Eu Fosse Dois. No festival, que ocorreu em julho, o grupo disputou entre mais de 20 artistas e bandas de todo o país. Com a vitória, Os Gonzagas se apresentarão no Forró Festival London, na Inglaterra, em 2014.
Os Gonzagas se intitulam não apenas filhos da Paraíba, mas filhos desse Nordeste, pois levam na bagagem toda a cultura do maracatu, do baião e da ciranda, e cantam o melhor que a poesia do dia a dia pode nos dar. “Nós somos filhos desse povo e cantamos para esse povo”, afirma o zabumbeiro e produtor, Daniel Costa.


              O Ateliê Multicultural Elioenai Gomes, que é uma instituição civil, coletiva e apartidária, desenvolve ações educativas e socioculturais centradas na revitalização humana dos moradores do Centro Histórico da capital “parahybana”, e conta ainda com outras propostas de ampliação das atividades e inclusão de outros segmentos artísticos.


Mais informações:
Anne Fernandes (Produção e Assessoria): (83) 8806-0165 | osfulanospb@gmail.com
O Ateliê Multicultural Elioenai Gomes fica localizado na Ladeira da Borborema, nº 101, Varadouro, João Pessoa – PB. Próximo à Catedral Nossa Senhora das Neves.
Mais informações: (83) 8730-9629

​Foto: Max Brito

Anne Fernandes
Relações Públicas
Comunicação | Assessoria de Imprensa | Produção Cultural | CerimonialFones: (83) 3235-8414 | 8806-0165
E-mail opcional: annekarolynedsf@hotmail.com
Orkut: www.orkut.com.br/AnneKarolyne
Twitter: 
twitter.com/anneksfernandes
Facebook: 
www.facebook.com/anneksfernandes
Blog Cultura Viva Comunica: culturavivacomunica.blogspot.com.br
FanPage Cultura Viva Comunica: www.facebook.com/CulturaVivaComunica

0 comentários:

Messina Palmeira

©2011 Messina Palmeira - assessoria jornalística | Web Designer by Danniel Sousa