O FENÔMENO AGASSIZ

                                    Messina Palmeira

       Por que este título, o fenômeno Agassiz? Quem leu, como eu, a obra da lavra de Agassiz Almeida,  O fenômeno humano lançada recentemente em todo o país é dominado de uma sensação de quem se deparou com um verdadeiro fenômeno literário, pela profundidade e extensão das variadas matérias abordadas, até a parte em que o escritor desvenda a farsa montada pelo Império Britânico, no século XIX, em que Charles Darwin representa um duplo papel: O de agente de Sua Majestade e o de naturalista, durante a viagem que ele fez no navio HMS Beagle.
            Obra fascinante esta “O Fenômeno humano”. Quem a produziu? Um homem simples que reside e vive aqui entre nós nas caminhadas matinais e nos encontros cotidianos pelas esquinas da nossa cidade . Este é o Agassiz que dele gostamos e  admiramos . Não é que repentinamente ele nos surpreende com  um verdadeiro fenômeno pela grandeza de que se reveste a sua obra literária, uma das maiores do país, atualmente .
              Como nos deixa impactado este Agassiz Almeida na sua modesta simplicidade . Há poucos anos, ele produziu estes monumentos, hoje clássicos da literatura brasileira,  A República das elites e A Ditadura dos generais, aclamados por nomes como os de José Saramago, Ernesto Sábato e Cristovam Buarque.
               Neste ano de 2013, este irrequieto Agassiz Almeida lança um livro desafiador, um dos mais desafiadores da literatura brasileira, “O fenômeno humano”, conceituado por Mauricio Azêdo, presidente da ABI, como uma verdadeira afronta  um mito universal.

Serviço
A  obra o "Fenômeno Humano”, de Agassiz Almeida foi publicada pela Editora Contexto.
O escritor Agassiz Almeida


0 comentários:

Messina Palmeira

©2011 Messina Palmeira - assessoria jornalística | Web Designer by Danniel Sousa