Lançada com grande repercussão em todo o país pela editora Contexto, a obra “O fenômeno humano”, de Agassiz Almeida



Aguardado com grande expectativa em todo o país, destacadamente junto aos setores universitários e intelectuais, foi lançado pela editora Contexto, ponto alto  da comemoração pelos 25 anos de sua fundação, o livro “O fenômeno humano”. Reais objetivos da viagem de Charles Darwin no H.M.S Beagle, de Agassiz Almeida.
Num longo esforço de pesquisas e estudos por quase quatro anos e viagens a alguns países da América do Sul onde Charles Darwin esteve, o escritor Agassiz Almeida escreveu uma obra das mais importantes nas últimas décadas da literatura brasileira.
Logo no inicio do livro, Agassiz homenageia aqueles que lhe incentivaram no mundo das letras, entre os quais, Darcy Ribeiro, José Saramago, Josef Comblin, Cristovan Buarque e Ernesto Sabato.
Na primeira parte do livro, o ensaísta brasileiro desvenda através de quase 200 páginas, a farsa arquitetada pelo Império Britânico a fim de usurpar dos países sul americanos nos anos iniciais da década de 1830, as riquezas destas nações recém libertas do jugo espanhol.
Com aguda inteligência Charles Darwin representa um duplo papel: agente de Sua Majestade e naturalista.
Na segunda etapa do livro “O fenômeno humano”, o escritor contesta através de elementos e dados científicos a teoria exposta por Darwin da seleção natural como base única da evolução das espécies, e num profundo estudo refuta a teoria de que o ser humano descende do macaco, especialmente do chipanzé.
Após produzir estas obras, “A República das elites e A Ditadura dos generais”, consideradas clássicas como estudo sobre o elitismo e o militarismo e aclamadas por nomes como os de José Saramago, José Comblin, Ernesto Sábato e Cristovan Buarque, o ensaísta abarca com instigante análise e reflexão nos seus mais diversos aspectos, e produz esta obra de grande impacto em todo país: O Fenomeno Humano.
Fonte: Jorge Brtito - jorgeartsgm@gmail.com



  

0 comentários:

Messina Palmeira

©2011 Messina Palmeira - assessoria jornalística | Web Designer by Danniel Sousa