Margareth Diniz é nomeada reitora da UFPB



O Diário Oficial da União desta quinta-feira (8) trouxe a nomeação da professora doutora Margareth Diniz Formiga como a nova reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O decreto foi assinado na quarta-feira (7), pela presidenta Dilma Rousseff. 
É a força e a competência da mulher escrevendo a sua  história vitoriosa.

1 Comentário:

Eli Brandão disse...

Essa decisão traz à tona a história da democracia no Brasil e a cultura democrática em processo de consolidação em nossas universidades.
Isto porque, depois de uma luta renhida do povo brasileiro em defesa da redemocratização do país, na qual a Universidade atuou como protagonista, hasteando a bandeira das DIRETAS JÀ!, foi possível garantir Eleições diretas para Presidente, para Governador e Prefeito, bem como para todos os cargos do Legislativo.

Pela luta e consciência do povo, o processo democrático vem se tornando cultura em toda sociedade. Os diretores das escolas públicas, a diretoria do clube de mães, até síndico de condomínio e presidente de time de pelada passaram a ser eleitos.
No ambiente universitário esse princípio teve um sentido mais profundo, visto que a Universidade se configura, por natureza, como formadora da consciência crítica. Por isso, foi natural a instituição de processos democráticos no seu seio. Todos são eleitos: os membros da diretoria dos sindicatos, os representantes dos estudantes, os coordenadores de Curso, os Chefes de Departamento, os Diretores de Centro, os representantes dos Conselhos Superiores…
Falta alguém?
Ah! Sim! O Reitor.
Inclusive, em relação a esse tema, os movimentos estudantis e sindicais, bem como toda comunidade universitária e a comunidade em geral, assumiram como princípio a bandeira:
REITOR ELEITO, REITOR EMPOSSADO.
Entretanto, nos estatutos das universidades ainda persiste uma sombra do autoritarismo da Ditadura militar: a sinistra lista tríplice.
Neste contexto, todo meu respeito à presidenta Dilma, pois, no caso da UFPB, em respeito ao resultado das eleições, nomeou a reitora eleita; nomeou a mais votada pela comunidade universitária.
O que todos nós esperamos é que, à semelhança do que tem se consolidado como cultura política na UEPB, corroborada pela atitude de diferentes governantes, ao longo da história da Paraíba, no ano em que comemoramos 8 (oito anos) de criação da Lei da Autonomia Financeira da UEPB, sancionada pelo então governador e hoje Senador, Cássio Cunha Lima, o governador do Estado nomeie o Prof. Dr. Rangel Júnior, candidato mais votado nas eleições da UEPB, eleito por maioria absoluta da Comunidade Universitária.

Messina Palmeira

©2011 Messina Palmeira - assessoria jornalística | Web Designer by Danniel Sousa