É preciso ser duro, mas sem perder a ternura, jamais!


João Pessoa, 13 de novembro de 2012
Prezados:

Há cerca de dois anos, instigado pela entusiasta professora Virgínia Melo, aceitei o desafio de ajudar a Diretora do CCS Margareth Diniz a trilhar a construção de sua candidatura à Reitoria da UFPB. Um núcleo fiel, oriundo de campanha anterior, já havia acolhido a ideia e a estimulava a enfrentar essa árdua luta. Deixe claro, no entanto, de que essa tarefa teria começo, meio e fim, culminando com a consecução da vitória perseguida. Juramento feito na presença dos colegas Iedo Fontes e Virgínia Melo.
Eis que, vislumbrado no horizonte da luta a possibilidade da vitória, recebi da reitora eleita convite para fazer parte de sua equipe, lotado em Assessoria Especial adjunto ao seu Gabinete, com a missão específica de elaborar projetos, identificar fontes extra-orçamentárias de recursos, negociar a captação desses recursos para o vasto horizonte de atividades institucionais e acompanhar as ações e o desempenho das diversas unidades executivas e de apoio administrativo. Tarefa hercúlea a confrontar um compromisso selado de retorno às atividades rotineiras, circunstancialmente interrompidas.
Em princípio aceitei o honroso convite, no entanto, posteriormente, uma vez confirmada a nomeação de nossa reitora, roguei à mesma que me dispensasse dessas responsabilidades. Razão de força maior levou-me a declinar do convite.
Mudar para Qualificar foi o lema de campanha. Mudar implica o acionamento de meios – recursos humanos, financeiros e materiais - ungidos de uma vontade férrea para transformar a estrutura e o modelo de gestão. Coerentemente com essa proposta, os agentes de transformação devem ser alocados em concordância com o seu perfil profissional, para que não se reedite a mesmice. Também há de se esperar de cada auxiliar na linha de frente compromissos com mudanças, onde a Universidade desponta como diminuto ponto no contexto que a insere no plano nacional e universal.
Cá de fora, celebro o desmantelo de um esquema perverso de perpetuação no poder de um grupo excludente que levou a UFPB ao descrédito por suas ações. Como principal mentor da Carta Programa, sempre estarei solidário com a reitora Margareth Diniz no sentido de sua efetiva execução. Demais, não seria ocioso lembrar que não é necessário ocupar cargo e usufruir de função gratificada para apoiar um projeto novo e qualitativamente superior para a nossa instituição. Assim o digo para que não se entenda que fugi ao embate da reconstrução.
Apenas aceito reprimendas, por minha postura, de colegas que se dedicaram igual ou mais do que eu nesse esforço, que não foi de Sísifo. Cabe aos demais, testemunhas de uma luta cotidiana sem quartel, julgar o mérito de meu trabalho, sempre pautada na seriedade, honestidade e firmeza de princípio.

Mudar para Qualificar!
Avante com Margareth/Rabenhorst!
É preciso ser duro, mas sem perder a ternura, jamais!

Ademir Alves de Melo

0 comentários:

Messina Palmeira

©2011 Messina Palmeira - assessoria jornalística | Web Designer by Danniel Sousa