TIO SAM – a verdadeira história


 Os Estados Unidos da América, odiado por muitos e amado por outros tantos, é representado mundialmente pela figura emblemática do Tio Sam. E quem seria esta personagem? 
Na verdade a história do Tio Sam nos remete ao século 19. Naquela época, no ano de 1812, soldados americanos se alimentavam de carnes enlatadas cujos rótulos exibiam os tradicionais “US” . Além desta marca o rótulo exibia também o nome do fabricante, o empresário Samuel Wilson. Numa brincadeira os soldados resolveram denominar a alimentação oferecida de Tio Sam.
No ano de 1870 o cartunista americano Tomas Nast criou um desenho para a expressão, que já era popular, baseada na figura do estadista e ex-presidente Abraham Lincoln.
Em 1917, a pedido do governo americano, o artista James Flagg alterou a figura colocando um dedo em riste acima da seguinte frase:  “I Want You”, em português, “Eu quero você”. Esta imagem percorreu os quarto cantos dos Estados Unidos sevindo como recrutamento de jovens americanos durante a Primeira Guerra Mundial.

0 comentários:

Messina Palmeira

©2011 Messina Palmeira - assessoria jornalística | Web Designer by Danniel Sousa