Consciência Ecológica
Fátima Araújo

Mesmo os mais otimistas concordam que a temperatura da Terra está subindo e que o problema é provocado pela ação do homem, como a queima de combustíveis, destruição das matas, desperdício d’água, entre outros. O certo é que é significativo o impacto do aquecimento global sobre a vida humana, a começar pelo calor intenso que sentimos, agora, em todo o planeta, as mudanças climáticas, as enchentes e os desastres ecológicos. O derretimento do gelo na calota norte, o Ártico, que vem perdendo área a cada verão, é uma forte evidência , como também na calota sul, a Antártica.
Com certeza, o que mais assusta é o acúmulo de gases que capturam o calor e acentuam o chamado efeito estufa provocado pelas grandes erupções vulcânicas que acometeram a Terra. O fato é que existe um consenso mundial entre os cientistas de todas as escolas de que o planeta está super-aquecido e que o problema vem sendo agravado pelo atual estágio da civilização humana: a industrialização que se sobrepõe a tudo o que é natural e o consumismo desenfreado das pessoas que não valorizam mais o que se pode chamar de natural. Dessa forma, aumenta a emissão de CO 2, dificultando a dissipação do calor para o espaço. E a atividade humana produzindo mais CO 2 que a natureza, desequilibra o meio ambiente e provoca as alterações climáticas.
Na contabilidade mais pessimista, há estimativas de que a temperatura média do planeta subirá até quatro graus até 2050, mas ainda nos anima saber que isto só ocorrerá se nada for feito. Como, hoje, as pessoas já estão mais conscientizadas, nosso grito de alerta é para que a indústria programe bem suas atividades e não sobrecarregue o meio com gases e resíduos. Como seres humanos, sabemos que muito poderemos fazer em benefício da natureza, como seja reciclando o lixo, evitando a destruição das matas, a poluição de mares e rios, evitando o desperdício d’água e economizando energia; protegendo a flora e a fauna, ou até, com pequenos e educados gestos de cidadão consciente, jamais jogar lixo nas ruas, esgotos e bueiros. Ações que parecem tão simples, mas que, nesses momentos de dificuldade do planeta, fazem toda a diferença.


1 Comentário:

claudia brazil disse...

é uma pessoa maravilhosa que trabalhei por 7 anos.
beijos
cláudia brazil

Messina Palmeira

©2011 Messina Palmeira - assessoria jornalística | Web Designer by Danniel Sousa