Cadeia produtiva da caprinocultura se reúne em Gurjão


As ações em torno da atividade serão discutidas durante a Festa do Bode na Rua, evento consolidado da cidade, que destaca a cultura e a gastronomia caprina

    Com o tema “Perspectiva da caprinovinocultura de corte e de leite”, a cidade de Gurjão, no Cariri paraibano, dará continuidade às ações do Pacto Novo Cariri com um encontro com a cadeia produtiva. O evento ocorrerá durante as atividades da Festa do Bode na Rua, nesta sexta-feira (24), a partir das 9h, no auditório da prefeitura municipal. Os organizadores esperam a participação de cerca de 250 produtores e representantes de associações, usinas e gestores públicos municipais e estaduais para o debate. 
    O Sebrae em Monteiro tem sido o articulador das ações que começam a despontar no Cariri. Com a retomada do Pacto Novo Cariri, o território voltou à pauta das discussões para promover a sustentabilidade e a governança participativa. “Estamos alinhando estratégias para o desenvolvimento, com ações territoriais. O ponto de partida já foi dado no Cariri, há mais de uma década. Agora estamos analisando o cenário atual e dando continuidade aos trabalhos”, disse a gerente do Sebrae em Monteiro, Madalena Arruda.
    O coordenador do Programa Estadual do Leite, Aldomário Rodrigues, disse que encontro em Gurjão também será um momento propício para orientar os produtores sobre algumas mudanças no Programa. “Este é o terceiro encontro com os participantes da cadeia produtiva para adequar as normas de participação no programa. Vamos discutir a questão da carne e a revitalização do Fórum dos Secretários de Agricultura. Os secretários de Educação estarão presentes para negociar o PNAE”, elencou. 
    Aldomário explicou que os secretários de Ação Social da região também foram convidados e falarão sobre as mudanças nas suas respectivas instituições. “Os produtores levarão pautas como o que fazer e como alcançar os recursos do Procase, um programa do governo para o enfrentamento da estiagem. Todas as questões institucionais da atividade caprina serão debatidas”, falou. 
    A realização do Encontro e da Festa é da prefeitura de Gurjão, com apoio do Sebrae, governo do Estado, Emater, Emepa, Interpa (GU), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), entre outros.
    Bode na Rua - A 16ª Festa do Bode na Rua começou nesta quinta-feira (23) e vai até o domingo (26) como um evento de apoio à agricultura familiar. A Festa também apoiará os produtores rurais com discussão sobre novas tecnologias na pecuária caprina e introdução de raças melhoradas para a produção de leite e carne. 
    Até o domingo haverá escolha da Miss Bode na Rua, concurso leiteiro municipal e interestadual e assinatura de financiamento junto ao Banco do Nordeste. Também ocorrerá o julgamento de animais e entrega dos prêmios. Com um rebanho em torno de 19 mil cabeças de caprinos e ovinos, Gurjão se destaca também por suas potencialidades para o turismo rural, segmento da economia local a ser evidenciado no evento.

Fonte: Formato Assessoria de Comunicação

0 comentários:

Messina Palmeira

©2011 Messina Palmeira - assessoria jornalística | Web Designer by Danniel Sousa