Alunos de Saúde do Unipê realizam treinamento de Primeiros Socorros na Infraero


Alunos de Saúde do Unipê realizam treinamento de Primeiros Socorros na Infraero
 Ação será dividida em duas partes nos dias 20 e 27 de outubro
O projeto de Extensão do Unipê Pronto Atendimento de Primeiros Socorros (PAPS) realizou na manhã dessa segunda-feira (20) um treinamento em primeiros socorros no Aeroporto Internacional Castro Pinto com temas clássicos dos primeiros socorros, como: Ressuscitação Cardio Pulmonar Adulto e Infantil; Parada Respiratória; Engasgo em Adulto e Criança; Convulsão; Estado de Choque e Hemorragias. A oficina terá continuidade na próxima segunda-feira (27) no sentido de atender os 150 funcionários das áreas Administrativa, Logística e Operacional, que se submeterão ao treinamento realizado sob a supervisão do prof. Dostoievsky Andrade do curso de Fisioterapia e demais professores do projeto.
O prof. Dostoievsky lembra que o Aeroporto constitui um grande aglomerado de pessoas e é um ambiente extremamente propício para ocorrências de urgências e emergência, principalmente o “mal súbito”. Não apenas pelo fato de comportar um grande aglomerado de pessoas, mas também por questões como medo de viajar, pânico, tensão, emoções de reencontros e partidas. Com os primeiros socorros, ocorrências como essas podem ser resolvidas com uma abordagem simples.
“Nós visamos trazer todo nosso material e nosso conhecimento teórico-pratico aos funcionários para saberem lidar com esse tipo de situação. Dentro do objetivo da formação acadêmica para preparação e formação do socorrista, também está contemplada a orientação. Logo, não se trata apenas formar, mas também de massificar da informação dos primeiros socorros para a população, para a comunidade e, principalmente, para as instituições que recebem grandes aglomerados”, declarou o docente.
Érica Silva, aluna do oitavo período do curso de Fisioterapia e membro do PAPS/Unipê considera esse tipo de ação externa de extrema importância para os alunos: “Essa vivência externa é de extrema importância porque tanto repassamos nossos conhecimentos para o local que tem grande acesso de pessoas e onde isso é uma situação corriqueira, no caso, o aeroporto, como para nós, que lidamos com pessoas, com questionamentos que geralmente não recebemos, e vamos aprendendo pouco a pouco com esse conhecimento de fora, além de ser uma ação decisiva no ato de salvar vidas”, explicou a discente.
Parceria com a Infraero
O coordenador de segurança do Aeroporto Castro Pinto, Carlos Santana, salienta que essa oficina vem consolidar ainda mais a parceria entre o PAPS/Unipê e a Infraero, que consta já de um ano com atividades voltadas para os primeiros socorros no ambiente.
“Essa parceria casou bem, pois é uma necessidade nossa de trazer ainda mais esse curso para cá. Nós, de certa forma, mudamos nossas agendas para encaixar o treinamento. É de extrema importância no aeroporto por causa das situações por que passamos diariamente no aeroporto, como pessoas com engasgo, que é o mais comum, ou o mal súbito. As pessoas, portanto, precisam estar treinadas para oferecer, ao menos, os primeiros atendimentos para a vitima naquela hora”, colocou Carlos Santana.
Sobre o PAPS
O Projeto de Extensão em Primeiros Socorros (PAPS) do Centro Universitário de João Pessoa – Unipê é mais um serviço diferenciado que a Instituição disponibiliza a toda sua comunidade acadêmica. O Projeto do Curso de Educação Física possibilita segurança e um campo de prática de Primeiros Socorros básicos para alunos do Unipê.
Criado há mais de 14 anos, o PAPS foi concebido com o objetivo de expandir a prática dos componentes curriculares dos cursos da área da Saúde que abordam atendimentos primários de urgência e emergência. Nos últimos anos o Projeto realizou em média 700 atendimentos anuais. O Projeto já participou de diversas ações sociais do Unipê, eventos e feiras de profissões dentro e fora da Instituição, dando, inclusive, orientações, dicas e treinamentos à população.
“O grande diferencial do serviço PAPs é o de possibilitar os primeiros atendimentos às ocorrências. O outro diferencial é permitir que os alunos do Unipê possam associar a teoria da sala de aula à prática”, declarou o coordenador do Projeto, prof. Vinícius Gusmão.
O PAPS se localiza em frente à Clínica-Escola de Fisioterapia e funciona todas as segundas, terças e quartas no período da tarde. E, nas quintas e sextas no período da noite.

0 comentários:

Messina Palmeira

©2011 Messina Palmeira - assessoria jornalística | Web Designer by Danniel Sousa