Troféu Maria da Penha 2013 - 31 de outubro





Data: 31 de outubro de 2013

Local: Marriage Recepções – coquetel, jantar e bolo de Maria Helena Moura
Hora: 17h00

Origem do Troféu Maria da Penha

 Messina Palmeira idealiza e cria na Paraíba o Troféu Maria da Penha 
No ano de 2008, a jornalista paraibana Messina Palmeira idealizou e instituiu o Troféu Maria da Penha, com a aprovação de Maria da Penha, a valorosa mulher que deu nome a Lei 11.340.
O Troféu Maria da Penha homenageia mulheres que se destacam em ações que beneficiam, valorizam e protegem mulheres. Entretanto, não são apenas mulheres atuantes que merecem o referido Troféu, muitas anônimas, como as guerreiras mulheres que vivem em seus lares cumprindo a dificil tarefa de ser “donas de casa”, também são merecedoras do Troféu Maria da Penha.
No ano de 2012, durante a entrega de mais uma edição do Troféu, a farmacêutica Maria da Penha veio pela primeira vez à Paraíba para prestigiar o evento e receber a homenagem que leva o seu nome.

Simbologia do Troféu Maria da Penha
Messina Palmeira, sempre em busca de novas idéias decidiu que o Troféu Maria da Penha seria, em todas as edições, representada por bonecas de determinado local. Elas, as bonecas, representam mulheres, seus costumes, sua cultura e seus ideais. Desta maneira, os troféus seriam representações fiéis do verdadeiro significado da Lei Maria da Penha.
Troféu Maria da Penha 3013 - bonecas típicas do Marrocos, Espanha e Portugal.


Messina Palmeira, em suas viagens de lazer, procura em cada cantinho do mundo bonecas que representem o Troféu Maria da Penha. E, recentemente, em viagens ao Marrocos, Espanha e Portugal, garimpou belas bonecas destes países.
Entretanto, quando Messina Palmeira viaja para outros estados do Brasil e na ocasião homenageia mulheres, o Troféu Maria da Penha é representado por uma boneca típica da Paraíba.
Detalhes das bonecas que representarão o Troféu Maria da Penha 2013

 
A boneca marroquina - Troféu Maria da Penha 2013

Bastante artesanal e vestida a moda mulçumana, a boneca adquirida no Marrocos é semelhante a mulher comum que circula nas Medinas. Apesar da globalização e de algumas mulheres se vestirem de modo ocidental, a grande maioria ainda se veste com longos vestidos, véus nas cabeças e as vezes com as famosas burcas.


A boneca flamenco - Troféu Maria da Penha 2013

Sevilla, capital da Andalucia, foi a cidade onde encontrei as famosas bonecas flamencas. A dança e a música flamencos foram introduzidos por ciganos que migraram para a Espanha por volta de 1425.

A palavra flamenco, que originou a famosa dança flamenca, foi usada pela primeira vez em 1835. Acredita-se que o termo deriva do árabe fellah (camponês) e mengu (fugitivo), e foi usada como sinônimo de cigano andaluz.
O traje da boneca flamenca, a exemplo da mulher que dança o  flamenco, é colorido, sensual e encantador. Refelte muito bem as suas origens ciganas.

  
A boneca nazarena - Troféu Maria da Penha 2013

O Traje da mulher nazarena é de extrema riqueza, quer pela sua história, quer pela sua harmonia estética. Rico ou pobre, de festa ou de trabalho, o traje feminino da mulher nazarena ainda é bastante usado no dia a dia desta terra de pescadores, cheia de lendas, mitos e tradições.

    As sete saias pelas mulheres de Nazaré, pequena e encantadora cidade praieira localizada no centro de Portugal,
fazem parte da tradição, do mito e das lendas desta terra tão intimamente ligada ao mar. Segundo a tradição popular as sete saias podem representar as sete virtudes; os sete dias da semana; as sete cores do arco-íris e as sete ondas do mar, entre outras atribuições que envolvem o número sete. A sua origem não é simples explicação e a opinião dos estudiosos e conhecedores da matéria sobre o uso deste saias não é coincidente nem conclusiva. No entanto, num ponto todos parecem estar de acordo: as várias saias (sete ou não) da mulher da Nazaré estão sempre relacionadas com a vida do mar.
Nomes de algumas das mulheres homenageadas com o Troféu Maria da Penha 2013
1.  Albiege Fernandes   
2.  Amélia Ayres 
3.  Aureni Fernandes 
4.  Cabiará Uchôa Perazzo 
5.  Dalvaci Soares
6.  Doralice Honório
7.  Clemilde Pereira 
8.  Eliane Alves de Albuquerque 
9.  Eliane Andrade 
10.               Elisa Mineiros  
11.               Eva Gouveia 
12.               Fátima Bronzeado 
13.               France Ferreira
14.               Francisca  Arruda Ramalho 
15.               Irene Figueiredo
16.               Judy Miranda
17.               Késsia Bezerra Cavalcanti
18.               Leninha Gomes 
19.               Lúcia Padilha 
20.               Maria José Barbosa
21.               Marletti Assis
22.               Marluce Porpino 
23.               Nik Fernandes
24.               Renata Câmara
25.               Romeika Cartaxo 
26.               Sandra Moura 
27.               Seldinha Ribeiro Coutinho
28.               Socorro Brito
29.               Solange Ribeiro Coutinho
30.               Valdete Duarte
31.               Yluska Quesado de Almeida
32.               Zélia Almeida 
1.  33.               Zezita Matos  




0 comentários:

Messina Palmeira

©2011 Messina Palmeira - assessoria jornalística | Web Designer by Danniel Sousa