Troféu Maria da Penha 2013

Data: 31 de outubro de 2013 
Local: Marriage Recepções 
Hora: 17h00 Troféu Maria da Penha 2013
Nesta edição o Troféu Maria da Penha estará representado por  bonecas típicas do Marrocos, Espanha e Portugal.

Espanha- Europa

A Espanha, famosa pelas touradas, pintores famosos e danças folclóricas,  e que atrai turistas do Mundo inteiro, é um país alegre que tem como religião predominante o catolicismo. Sua capital Madrid, abriga o famoso Museo Del Prado, com as indefectível tela Las Meninas, Diego de Velásquez.

A boneca flamenca
 Sevilla, capital da Andalucia, foi a cidade onde encontrei as famosas bonecas flamencas. A dança e a música flamencos foram introduzidos por ciganos que migraram para a Espanha por volta de 1425.
A palavra flamenco, que originou a famosa dança flamenca, foi usada pela primeira vez em 1835. Acredita-se que o termo deriva do árabe fellah (camponês) e mengu (fugitivo), e foi usada como sinônimo de cigano andaluz.
O traje da boneca flamenca, a exemplo da mulher que dança o  flamenco, é colorido, sensual e encantador. Reflete e retrata muito bem as suas origens ciganas.

Marrocos- noroeste da África

O Marrocos, país localizado a noroeste do continente africano, é governado por um rei que exige total fidelidade e respeito de seus súditos e que tem uma única e exclusiva religião: a mulçumana. Apesar da globalização e de algumas mulheres se vestirem de modo ocidental, a grande maioria ainda se veste com longos vestidos, véus nas cabeças e as vezes com as famosas burcas.

A boneca marroquina

Bastante artesanal e vestida a moda mulçumana, a boneca que adquiri no Marrocos é semelhante a mulher comum que circula nas Medinas. Algumas mulheres, mais ocidentalizadas, preferem as roupas comuns, usadas em todo o Mundo.

Nazaré - Portugal

Nazaré, pequena e encantadora cidade praieira localizada no centro de Portugal, é famosa por suas praias espetaculares, culturas, ondas gigantes e também pelos trajes típicos que até hoje são usadas pelas mulheres nazarenas.


A boneca nazarena

    O Traje da mulher nazarena é de extrema riqueza, quer pela sua história, quer pela sua harmonia estética. Rico ou pobre, de festa ou de trabalho, o traje feminino da mulher nazarena ainda é bastante usado no dia a dia desta terra de pescadores, cheia de lendas, mitos e tradições.
    As sete saias pelas mulheres de Nazaré fazem parte da tradição, do mito e das lendas desta terra tão intimamente ligada ao mar. Segundo a tradição popular as sete saias podem representar as sete virtudes; os sete dias da semana; as sete cores do arco-íris e as sete ondas do mar, entre outras atribuições que envolvem o número sete. A sua origem não é simples explicação e a opinião dos estudiosos e conhecedores da matéria sobre o uso deste saias não é coincidente nem conclusiva. No entanto, num ponto todos parecem estar de acordo: as várias saias (sete ou não) da mulher da Nazaré estão sempre relacionadas com a vida do mar. 


0 comentários:

Messina Palmeira

©2011 Messina Palmeira - assessoria jornalística | Web Designer by Danniel Sousa