COLUNA ACALANTO - FÁTIMA ARAÚJO - Jornal Correio da Paraíba, 5 de fevereiro de 2013.


 Sociedade e Valores

FÁTIMA ARAÚJO

Sabemos que a posição social, a riqueza, nem tampouco o conhecimento ou profissão de alguém tem qualquer relação com seu valor pessoal/evolução moral. O fato de saber mais, ou ter posses, não faz a pessoa se tornar melhor que ninguém, isto porque não existe a superioridade moral em termos materiais – ser honesto é o que importa, ou seja, não se apropriar de bens públicos ou particulares, não usar a maledicência para prejudicar o trabalho dos outros, nem a presunção para rebaixar subalternos. Daí que, se for arrogante e desumano, um ser que estudou mais, ou nasceu no que chamamos “berço de ouro”, tem menos valor do que alguém de profissão modesta que não está interessado em explorar os demais, trata a todos muito bem e é feliz. A excelência da alma é que conduz ao alcance da felicidade! Platão afirmou, em sua antológica obra “A República”, que “Justiça e Felicidade são inseparáveis”.
Tudo isso nos reporta à inversão de valores, tão evidente na sociedade brasileira atual, em que grande parte do povo se comporta, julga e entende o contexto social de forma equivocada, muitas vezes debitando as mazelas nas costas dos menos privilegiados em termos de posses e saberes. É bem verdade que já não há a possibilidade de se andar, sem medo, pelas ruas, mas precisamos analisar essa dificuldade com maior profundidade. Violência social não é fruto de pobreza, mas de desigualdade social! As sociedades de países do primeiro mundo são mais ou menos pacíficas não porque enverguem superioridade moral, cultural ou genética sobre cidadãos de países em desenvolvimento, mas porque são sociedades com pouca desigualdade. Precisamos mesmo é de mais educação e menos disparidades!!!!
                                      FILOSOFIA
A Nova Acrópole - Organização Internacional de Filosofia, seccional João Pessoa, da qual  sinto-me honrada em ser Membro, iniciará novo curso de Filosofia Prática no próximo dia 29, terça, às 19h30m, na sede da Av. Monteiro da Franca, 936, Manaíra. O Curso terá a duração de cinco meses e desenvolve a capacidade de governar-se, ensina a conciliar sentimento, pensamento e ação, a pensar por si mesmo e a decidir livremente. Contatos pelo telefone 3268-0632, ou com o professor Natã, através do 87411320 ou 98265616.

0 comentários:

Messina Palmeira

©2011 Messina Palmeira - assessoria jornalística | Web Designer by Danniel Sousa